Concurso PMERJ: saiba mais sobre a carreira de soldado
FOLHA DIRIGIDA conversou com Rodrigo Pereira, capitão da PMERJ, que explicou sobre a rotina da profissão e deu dicas de preparação. Confira!
Autor:
Publicado em:11/11/2020 às 07:00
Atualizado em:11/11/2020 às 07:00
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro trabalha com um déficit de 30 mil soldados, e, segundo o governador Wilson Witzel, até 2022, 12 mil soldados serão contratados pela instituição.
“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.
Essas contratações pressupõem um novo concurso, visto que a último seleção da PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro com apenas 3 mil aprovados. O governador anunciou que, primeiro, chamará os remanescentes dessa seleção para divulgar um novo edital.
Para os interessados em ingressar na carreira policial, Folha Dirigida conversou com Rodrigo Pereira, capitão da PMERJ, sobre o cargo de soldado e como se preparar para um futuro concurso.
Quais são os atrativos do cargo?
Para Rodrigo, os maiores atrativos que as carreiras da PMERJ possuem são: estabilidade, plano de previdência e plano de carreira. Ele conta que teve progressão na carreira e conseguiu crescer na instituição.
"Entrei como aspirante, seis meses depois virei segundo-tenente; depois de um ano e meio primeiro-tenente; e depois de mais um tempo me tornei capitão"
Além da carreira que possui um trabalho social importante na garantia da segurança pública, quem entra na instituição como soldado também possui chances de crescimento.
Posso trabalhar na minha cidade?
Rodrigo conta que o aprovado, a principio, será um policial militar do Estado do Rio de Janeiro, então não necessariamente o edital vai vir determinando a exclusividade de vagas para um determinado municiípio.
"Mas já aconteceu de editais falarem sobre batalhão escola, ou seja, quando a necessidade de formação é muito grande e o CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) não consegue comportar esse número para uma lotação imediata do profissional no serviço, abrem os batalhões escolas" , acrescentou.
Se o candidato fizer a formação em um batalhão escola, Rodrigo diz que é difícil que ele vá para outro município/localidade. Porém, se a formação for feita no CEFAP, não necessariamente ele vai voltar para o seu municipío de imediato.
"É claro que, ao longo da carreira e depois do estágio probatório, você consegue permuta, transferência, e a polícia militar preza por isso também: que o policial tenha uma qualidade de vida trabalhando nas proximidades da sua residência", completou.
Concurso PMERJ: saiba mais sobre a carreira de soldado
(Foto: Divulgação)
Como é a rotina do soldado durante a formação?
A rotina durante a formação é cansativa. Rodrigo conta que alguns hábitos adquiridos durante a rotina de preparação para o concurso podem facilitar na adaptação - como a prática de exercícios físicos.
"Muita gente que até passa no (exame) físico, no sufoco, mas chega no CEFAP e tem dificuldade de se adequar. Cinco e meia da manhã você tem que estar de pé para a educação física, então é complicado porque você tem que aprender a acordar cedo durante toda a formação", contou.
Quem mora em localidades distantes do CEFAP precisa acordar mais cedo ainda, e o dia na formação tem atividades, dentro e fora da sala de aula, que exigem condicionamento e rotina. No entanto, Rodrigo diz que durante a formação se adquire alguns valores da carreira.
"É muito bom porque você ganha os valores policiais militares durante a formação que vão estar contigo durante toda a vida, eu costumo dizer que existem dois momentos da minha vida: um antes da academia (eu passei três anos na academia de formação de policiais) e um depois, onde o meu perfil pessoal e profissional foi totalmente modificado", relatou.
Durante os anos de formação, Rodrigo teve a oportunidade de estabelecer em sua rotina alguns componentes que o ajudaram bastante, como a autodisciplina e a organização.
Quais os requisitos para ser um soldado?
O policial militar precisa atender a alguns requisitos físicos, como altura de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. O candidato também precisa ter peso de acordo com a sua altura, que será medido pelo IMC (Índice de Massa Corporal).
Para ser um soldado, o candidato precisa ter idade entre 18 a 30 anos e passará por testes físicos para provar condicionamento físico para o cargo. O nível de escolaridade exigido é o médio completo e é preciso ter carteira da habilitação.
Qual a previsão para o novo edital?
A previsão é de que o edital saia em 2022, segundo a Policia Militar. A instituição disse que primeiramente irá finalizar a convocação de aprovados no último concurso.