Concurso Polícia Civil-ES tem quase 16 mil inscritos para delegado

O concurso para Polícia Civil do Espírito Santo registrou mais de 16 mil candidatos para delegado, sendo 13 mil pagantes.

Autor:
Publicado em:17/05/2019 às 09:11
Atualizado em:17/05/2019 às 09:11

*Matéria atualizada em 22/05/2019, às 11h12

Quase 16 mil pessoas se inscreveram no concurso para delegado da Polícia Civil do Espírito Santo. Ao todo, foram 13.407 candidatos pagantes e 2.172 isentos, totalizando 15.579 concorrentes. Os números foram divulgados no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 16.

O concurso tem a oferta de 33 vagas para delegado. O cargo é destinado a quem possui bacharelado e Direito, além de três anos de prática forense ou três anos de atividade policial. A taxa de inscrição foi de R$138.

Apenas inscritos no programa CadÚnico ou doadores de medula óssea puderam solicitar a isenção do valor. A carreira tem remuneração inicial de R$10.058,56. Os aprovados trabalharão 40 horas por semana em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva. 

Concurso PC-ES: o que é preciso para ser um delegado? Confira!
Concurso PC-ES: delegado-geral dá detalhes sobre a carreira

Concurso PC-ES reúne mais de 16 mil inscritos para delegado
(Foto: Divulgação)

 

Os concorrentes do concurso Polícia Civil-ES para delegado serão avaliados por sete etapas. São elas: prova objetiva; prova escrita e discursiva; exame de aptidão física, sanidade física e mental, psicotécnico; prova oral; avaliação de títulos; sindicância de vida pregressa; curso de formação profissional.

A primeira etapa do concurso, prova objetiva, está marcada para o dia 14 de julho. A aplicação será na Região Metropolitana de Vitória. Durante cinco horas e 30 minutos, os inscritos deverão responder a 100 questões, distribuídas da seguinte maneira:

  • Direito Penal – 21 questões;
  • Direito Processual Penal – 21 questões;
  • Direito Administrativo – 16 questões;
  • Criminologia – 13 questões;
  • Direito Constitucional – 13 questões;
  • Direitos Humanos – 4 questões;
  • Direito Civil – 4 questões;
  • Medicina Legal Judiciária – 4 questões;
  • Legislação Estadual – 4 questões.

Para ser aprovado é preciso acertar 50% do exame. A segunda etapa será composta por três questões, sendo uma para cada disciplina: Direito Penal, Processual Penal e Constitucional. Também incluirá a elaboração de uma peça prática processual.

MPC pede suspensão do concurso PC-ES para delegado

No início de abril, o Ministério Público de Contas do Estado (MPC-ES) solicitou a suspensão do concurso para delegado da Polícia Civil. O órgão considerou irregular a concessão de até dez pontos na avaliação de títulos para candidatos que exerceram cargos de natureza policial na Administração Pública. 

Prova oral em concursos públicos: como se preparar?

Com isso, o Ministério Público pede que esse trecho do edital seja retirado.

"Da mesma forma, pede que seja instaurado incidente de inconstitucionalidade pelo Tribunal de Contas para negar a possibilidade de aplicação ao artigo 2, parágrafo segundo, da Lei Complementar Estadual (LCE) 844/2016, o qual foi usado como base para a atribuição dessa pontuação irregular", afirma o MPC-ES.

Para o Ministério Público de Contas, "mostra-se desproporcional e desarrazoado privilegiar uma carreira pública, em detrimento de outros candidatos não exercentes de cargo público anterior, prejuízo vislumbrado até mesmo quanto aos demais títulos possíveis de serem apresentados”, esclarece o órgão. 

A corporação chegou a retificar o edital com mudança no número de questões da prova objetiva, distribuição de pontos, duração do exame e pontuação da prova oral. Porém, nenhuma das alterações afeta a avaliação de títulos.

Até o momento, a Polícia Civil do Espírito Santo não divulgou se vai atender a determinação do Ministério Público. As etapas do concurso continuam em andamento.  

Veja como reagir ao número de inscritos no concurso: [VIDEO id="8288"]