Concurso Polícia Legislativa PI: "minha meta", diz presidente

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, voltou a prometer um novo concurso Polícia Legislativa PI.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:26/06/2023 às 08:27
Atualizado em:26/06/2023 às 08:27

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, voltou a confirmar a realização do concurso Polícia Legislativa PI. Em suas redes sociais, o deputado disse ser sua meta a publicação de um novo edital.

"Asseguro que, da parte da Assembleia Legislativa do Piauí, continuaremos fazendo tudo para nos somarmos aos esforços pela segurança da população. Já devolvemos para as ruas 59 policiais militares que estavam à disposição da Alepi e minha meta é fazer concurso para a Polícia Legislativa, de modo a colocar os militares da Alepi para reforçar mais a segurança pública em Teresina e no interior", disse.

Essa não é a primeira vez que o presidente da Casa promete um concurso para a carreira.


Em janeiro deste ano, Franzé Silva disse ao comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, que iria redimensionar, para as ruas, cerca de 50 policiais militares que estavam à disposição do Legislativo.


Diante disso, a Casa iniciou os estudos para viabilizar a disponibilidade orçamentária para realizar o novo concurso público para a criação da Polícia Legislativa, que irá atuar, especificamente, no âmbito da Alepi.

Concurso Alepi também está previsto (Foto: Alepi)

Concurso Alepi está previsto

Além do concurso Polícia Legislativa PI, a Assembleia Legislativa do Piauí também tem edital previsto para o seu quadro geral.


Neste caso, são esperadas cerca de 400 vagas, nos cargos de tradutor-intérprete de Libras, sociólogo, economista, assim como nas áreas de Direito e Saúde.


Realizado entre 2019 e 2020, o último concurso da Assembleia Legislativa do Piauí contou com 41 vagas para cargos de níveis médio e superior. 


Do total de oportunidades, 20 foram para candidatos de nível médio, na carreira de assistente legislativo, nas seguintes especialidades:

  • Taquigrafia;
  • Informática;
  • Cerimonial Público;
  • Radiodifusão; e
  • Administrativa.

A função exigia ainda curso técnico ou conhecimento na área de atuação. O salário inicial era de R$2.310,14.


As outras 21 vagas foram destinadas ao cargo de consultor, de nível superior, nas áreas de Biblioteconomia, Comunicação Social, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Direito e Redação de Atas e Revisão de Debates.


Nestes casos, o salário inicial era de R$4.068,39. Com mais de 16 mil inscritos, o concurso teve a organização da Copese e contou com provas objetiva e uma redação, além de uma análise de títulos.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!