Concurso Polícia Penal AC volta a ser cobrado em protesto

Em mais um protesto, policiais penais voltaram a cobrar do Governo do Acre a realização de um novo concurso Polícia Penal AC.

Autor:
Publicado em:07/07/2021 às 10:35
Atualizado em:07/07/2021 às 10:35

O Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindapem) voltou a cobrar a realização do novo concurso Polícia Penal AC. Na última terça-feira, 6, um novo protesto foi realizado em frente à sede do Instituto Penitenciário do Estado (Iapen).

Além do concurso, a categoria cobrou o reajuste salarial. Segundo o sindicato, o novo protesto ocorreu por falta de um acordo com o governo. Vale lembrar que, em junho, policiais penais protestaram em frente ao Palácio Rio Branco. 

Segundo o sindicato, enquanto as demandas não forem atendidas, novos protestos ocorrerão. Na última terça, 6, o deputado estadual Rodrigo Duarte falou na sessão da Assembleia Legislativa (Aleac) sobre as manifestações e a necessidade de atender a categoria. 

"Nós sabemos que nós tínhamos um prazo para a apresentação da Lei Orgânica. Esse prazo já passou e muito. Os policiais penais estão fazendo uma manifestação, para buscar os seus direitos", disse o deputado.

Segundo o sindicato, o Estado do Acre conta com 1.108 policiais penais para atender, pelo menos, 8 mil presos.

"Hoje, em média, fica um ou dois policiais por pavilhão e isso favorece fuga, fragiliza o sistema penitenciário e favorece que, se o policial tiver desvio de caráter, ele vai tentar fazer a corrupção dele, porque não é vigiado pelos demais policiais. Enfim, a gente precisa que o estado dê esse reforço de efetivo. Queremos que saia um edital de concurso de forma emergencial ainda este ano", afirmou o presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Joelison Ramos, ao G1, em junho deste ano.

Apesar da cobrança, o novo concurso Polícia Penal AC só deve ocorrer em 2022. Isso porque, segundo o Estado do Acre, a Lei Complementar 173/20 restringe a realização de seleções, para a criação de novos cargos, até 31 de dezembro deste ano.

Protesto cobra novo concurso Polícia Penal AC (Foto: Agência Acre)
Concurso Polícia Penal AC volta a ser cobrado
em protesto (Foto: Agência Acre)

MP exige concurso Polícia Penal AC com 454 vagas

Em 2020, o Ministério Público do Acre (MP AC), por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) para a realização do concurso Polícia Penal AC.

O pedido, com tutela de urgência, exige que sejam abertas, no mínimo, 454 vagas em 2022. O prazo considera a Lei Complementar 173/2020.

A ACP foi uma iniciativa do promotor de Justiça Tales Fonseca Tranin, considerando um documento apresentado pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen AC).

Neste relatório, o órgão atestou a quantidade insuficiente de profissionais no desempenho de tal função nos presídios locais, além do já constatado em inspeções mensais.

Na ocasião, o promotor ressaltou que, diante do déficit de efetivo, os policiais penais estão realizando apenas os serviços de custódia de presos, não conseguindo desempenhar as demais atividades inerentes à gestão de um sistema prisional, tais como:

  • escoltas judiciais;
  • recambiamento;
  • serviços de inteligência;
  • circuito de monitoramento de câmeras; entre outros.

O último concurso para contratação de agentes penitenciários (atual policial penal) foi realizado em 2007. Na época, para concorrer ao cargo, era necessário ter o nível médio completo.

Folha Cursos

Concurso Polícia Penal AC é esperado desde 2019

Em dezembro de 2019, a Assembleia Legislativa do Acre aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que criou a Polícia Penal no estado.

Desde então, um novo concurso Polícia Penal AC é esperado, já que a última seleção foi realizada há mais de dez anos, em 2007.

Quando a PEC foi aprovada, o então presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Beto Calixto, disse que a reformulação do cargo traria uma série de benefícios à categoria. 

"A PEC é a medida que vai acender ainda mais todo o trabalho dos agentes junto ao sistema de Segurança Pública", disse Calixto.

Com a transformação em carreira policial, os agentes penitenciários são equiparados aos membros das demais polícias brasileiras, mas com atribuições específicas, que são reguladas em lei. 

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por cargo

Por carreira