Concurso Polícia Penal AC: governo redistribui vagas com o ISE AC
Com concurso Polícia Penal AC previsto, Iapen vai redistribuir suas vagas não ocupadas para o posto de agente socioeducativo do ISE AC.
Autor:
Publicado em:19/03/2021 às 10:45
Atualizado em:19/03/2021 às 10:45
O Governo do Acre vai redistribuir as vagas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen AC) com o Instituto Socioeducativo (ISE AC).
Ao todo, 175 oportunidades não ocupadas no cargo de agente penitenciário (atual policial penal) irão para o cargo de agente socioeducativo do ISE AC.
A medida leva em consideração diversos fatores, entre eles a necessidade do Instituto Socioeducativo de ofertar 225 vagas de agente socioeducativo em um novo concurso ISE AC, após recomendação do Ministério Público do Estado. A carreira tem o nível médio como requisito.
Além disso, o governo reforça que das 1.376 vagas para o cargo de agente penitenciário, o Instituto de Administração Penitenciária atualmente possui o total de 1.148 vagas ocupadas. Sendo assim, estão vagos 228 postos.
O prazo considera a Lei Complementar 173/2020, que restringe a realização de seleções para a criação de novos cargos até 31 de dezembro deste ano.
O último concurso para contratação de agentes penitenciários (atual policial penal) foi realizado em 2007. Na época, para concorrer ao cargo, era necessário ter o nível médio completo.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Saiba tudo sobre o concurso
Órgão: Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen AC)
Cargos: policial penal
Vagas:454 (previstas)
Requisito: nível médio
Remuneração: a definir
Banca: a definir
Edital: em 2022
Concurso Polícia Penal AC é esperado desde 2019
Em dezembro de 2019, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que criou a Polícia Penal no estado.
Desde então, um novo concurso Polícia Penal ACé esperado, já que a última seleção foi realizada há mais de dez anos, em 2007.
Quando a PEC foi aprovada, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Beto Calixto, disse que a reformulação do cargo traria uma série de benefícios à categoria.
"A PEC é a medida que vai acender ainda mais todo o trabalho dos agentes junto ao sistema de Segurança Pública", disse Calixto.
Com a transformação em carreira policial, os agentes penitenciários são equiparados aos membros das demais polícias brasileiras, mas com atribuições específicas, que serão reguladas em lei.