Concurso Polícia Penal CE: 'estamos correndo atrás', diz secretário

Segundo o secretário Mauro Albuquerque, a governador está dando suporte para que o novo concurso Polícia Penal CE ocorra em 2023.

Autor:
Publicado em:09/05/2022 às 14:34
Atualizado em:09/05/2022 às 14:34

O secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque voltou a prever a realização do concurso Polícia Penal CE em 2023. Segundo ele, a governador do Ceará, Izolda Cela, está dando suporte para que a seleção aconteça.

Em entrevista ao podcast Fala Glauber, o chefe da pasta disse que segue correndo atrás das tratativas:

""Estou vendo com a nossa governadora e ela está dando todas as possibilidades para a gente tentar o ano que vem aumentar o quadro da Polícia Penal. Estamos vendo o edital, mas não vou falar ainda quando, pois só gosto de falar quando a coisa está andando. Mas estamos correndo atrás, não está só andando", disse Mauro.

Ele revelou, ainda, que o objetivo é substituir os PMs que estão nas guaritas para poder fazer a segurança pública e, assim, conseguir fazer a Segurança Prisional.

Polícia Penal CE é aprovada e edital de concurso fica previsto

Em janeiro deste ano, o chefe da pasta já havia confirmado que o concurso seria solicitado para acontecer em 2023.

'Nós estamos fazendo alguns estudos, estão em análise, estamos pretendendo solicitar para o governador por volta do ano de 2023."

Por isso, estima-se que o ano de 2022 seja reservado para a conclusão de estudos e decisões burocráticas acerca da autorização para esses futuros provimentos.

► Vale lembrar que desde o início de abril que o cargo de governador do Ceará não é mais ocupado por Camilo Santana. Após dois mandatos, ele renunciou para poder concorrer ao Senado e iniciar a sua campanha política. Assim como estabelecido pela Justiça Eleitoral, sua candidatura seria possível somente se abrisse mão do cargo seis meses antes das eleições.
Agente penitenciário do Ceará de costas
Concurso da Polícia Penal CE deve acontecer em 2023
(Foto: Divulgação)

Quando ocorreu o último concurso Polícia Penal CE?

A carreira de agente penitenciário do Ceará teve seu último concurso público realizado há três anos, em 2017. Na época, a oferta foi de 1.000 vagas e o Instituto AOCP foi a banca organizadora.

Doi total, foram 850 vagas para homens e 150 para mulheres, com a exigência de nível médio. A remuneração oferecida era de R$3.747,29. A seleção registrou 76.906 inscritos.

Os concorrentes foram avaliados através de várias etapas, totalizando seis ise ncluido o curso de formação:

  • Prova objetiva;
  • Inspeção de Saúde: exames médico, odontológico e toxicológico;
  • Avaliação de Capacidade Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social e Funcional;
  • Curso de Formação Profissional.

Na prova objetiva contou com 60 questões de múltipla escolha, devendo o candidato obter o mínimo de 50% de aproveitamento para ser habilitado à fase seguinte. As disciplinas cobradas foram:

-> Língua Portuguesa – 12 questões
-> Noções de Informática – 6 questões
-> Noções de Direito – 10 questões
-> Direitos Humanos e Cidadania – 10 questões
-> Legislação Especial – 10 questões
-> Conhecimentos Específicos – 12 questões

"Com a nova legislação, os órgãos que integram a segurança pública, sistema penitenciário e a defesa civil estão identificados pelo comum objetivo de proteger a pessoa humana, e combater os atos atentatórios aos seus direitos, adotando as medidas legais adequadas à contenção de danos físicos e patrimoniais, velando pela paz social, prestando recíproca colaboração à salvaguarda dos postulados do Estado Democrático de Direito", disse o Governo do Ceará