Banca altera critério de aprovação do concurso Polícia Penal CE
Os critérios de aprovação nas provas objetivas do concurso Polícia Penal CE foram alterados. Seleção oferece 800 oportunidades de nível médio. Veja!
Autor:Mateus Melis
Publicado em:18/07/2024 às 14:56
Atualizado em:18/07/2024 às 15:20
O Idecan, organizador do concurso Polícia Penal CE, divulgou nesta quinta-feira, 18, um comunicado que altera os requisitos de aprovação na prova objetiva da seleção.
Conforme divulgado pela banca, foi excluída a necessidade de acerto mínimo de 50% em cada uma das disciplinas da prova objetiva para ser considerado aprovado.
Sendo assim, para ter a redação corrigida, o candidato deverá obter a nota mínima de 60% do total de pontos da etapa objetiva e ainda pontuar em pelo menos uma questão em cada disciplina que compõe a área de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Além de divulgar o novo critério de aprovação no concurso Polícia Penal CE, o Idecan também publicou o novo cronograma da seleção.
De acordo com o documento, os resultados preliminares das provas serão divulgados nesta quinta-feira, 18. No entanto, as provas foram aplicadas no último domingo, 14, e o período de interposição de recursos contra os gabaritos esteve aberto até quarta, 17.
Apesar da proximidade das datas, o Idecan confirmou ao Qconcursos Folha Dirigida que, com as alterações dos critérios de correção da prova, os resultados divulgados em 15 de julho foram invalidados e uma nova publicação do resultado preliminar será feita nesta quinta, 18.
O concurso Polícia Penal CE oferece 800 vagas para a carreira, que exige o nível médio completo.
A seleção ainda exige idade igual ou superior a 18 anos e idade máxima de 34 anos, 11 meses e 29 dias, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria B.
Conforme destacado no edital, o aprovado no concurso terá inicias de R$3.074,89.
O que foi exigido nas provas do concurso Polícia Penal CE?
Conforme indicado no edital, além das provas objetivas e discursivas, os candidatos passarão pelas seguintes etapas:
avaliação biopsicossocial (candidatos PcDs);
Teste de Capacidade Física (TAF);
avaliação psicológica;
avaliação de saúde;
procedimento de heteroidentificação (candidatos negros);
curso de formação profissional; e
investigação social e funcional.
As provas objetivas contaram com 90 itens, sendo 40 de Conhecimentos Básicos, com peso 1, e 50 Específicos, com peso 2. Cada item contou com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única resposta correta.
Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
Conhecimentos Básicos
◘ Língua Portuguesa – 12 questões
◘ Noções de Informática – 6 questões
◘Raciocínio Lógico - 6 questões
◘Noções de Administração Pública e Ética no Serviço Público - 8 questões