Concurso Polícia Penal DF não terá alterações, diz Seape

Segundo a Seape, após operação da PC DF por suspeita de fraude no concurso Polícia Penal DF, seleção continuará normalmente.

Autor:
Publicado em:10/03/2023 às 12:03
Atualizado em:10/03/2023 às 12:03

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape) informou à Folha Dirigida, nesta sexta-feira, 10, que não haverá alterações no cronograma do concurso Polícia Penal DF.  Na última quinta-feira, 9, uma operação mirou um grupo suspeito de fraude na seleção.

"A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) identificou que foi um caso pontual, por essa maneira não haverá alteração no cronograma do concurso", disse a pasta.

Na ocasião, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos Estados da Bahia, da Paraíba e de Pernambuco, para recolher documentos, celulares, entre outras provas.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor) e teve o apoio das Polícias Civis de Pernambuco (PC PE) e da Paraíba (PC PB). 

Segundo as investigações, alguns candidatos teriam burlado a isonomia do concurso e se beneficiado indevidamente para a aprovação. As informações foram repassadas à polícia pela Seape.

Caso as irregularidades sejam comprovadas, os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude a concurso de interesse público, organização criminosa e falsificação de documento público, com penas que, somadas, chegam a 15 anos de prisão.

Após operação, concurso Polícia Penal DF seguirá normalmente (Foto: Seape DF)
Após operação, concurso Polícia Penal DF
seguirá normalmente (Foto: Seape DF)

Concurso Polícia Penal DF oferece 1.179 vagas

Em sua reta final, o concurso Polícia Penal DF conta com 1.179 vagas para a carreira de policial penal, sendo 400 imediatas e 779 para formação de um cadastro de reserva.

Do total de vagas imediatas, 200 são para a ampla concorrência, 80 para Pessoas com Deficiência (PcDs), 80 para negros e 40 para hipossuficientes. Já no cadastro de reserva, a distribuição fica da seguinte forma:

  • ampla concorrência: 390;
  • PcD: 155;
  • negros: 156; e
  • hipossuficientes: 78.

Para se inscrever, era preciso ter o nível superior completo em qualquer área. Os aprovados irão atuar com jornada de 40 horas e receberão uma remuneração bruta de R$5.445.

Conforme cronograma, a convocação para o curso de formação está prevista para o dia 26 de abril, com provas no dia 18 de junho. A seleção deverá ser concluída no dia 8 de agosto, com homologação no dia 15 do mesmo mês.

Com a seleção homologada, a validade será de dois anos, cabendo prorrogação por mais dois. Nesse período, serão realizadas as convocações.

Os candidatos aprovados, nomeados e empossados, durante o estágio probatório, serão lotados nas seguintes unidades prisionais:

  • Centro de Detenção Provisória;
  • Centro de Detenção Provisória II;
  • Penitenciária I do Distrito Federal;
  • Penitenciária II do Distrito Federal;
  • Centro de Internamento e Reeducação; e
  • Penitenciária Feminina do Distrito Federal (apenas servidores do sexo feminino).