Novo concurso Polícia Penal MG é anunciado com 1.178 vagas

Secretaria de Segurança de Minas Gerais confirma abertura de novo concurso Polícia Penal MG com 1.178 vagas no segundo semestre. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:16/04/2025 às 12:21
Atualizado em:16/04/2025 às 17:25

A realização de um novo concurso Polícia Penal MG foi confirmada nesta quarta-feira, 16, pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. A oferta será de 1.178 vagas distribuídas por todo o estado.


O edital está previsto para divulgação no segundo semestre de 2025, ou seja, a partir do mês de julho. O objetivo é recompor o quadro de servidores nas unidades prisionais.


No último concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais, cujo edital foi publicado em 2021, foram cobrados os seguintes requisitos:

  • nível médio completo; e
  • idade mínima de 18 anos na data da posse.

Não houve limite de idade máxima, altura ou necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


O salário inicial do aprovado é de R$4.631,25. A jornada de trabalho é de 40 horas.


O último concurso foi recentemente encerrado. Ao todo, foram 3.405 novos policiais penais nomeados, ultrapassando o número inicial de 2.420 vagas.


Polícia Penal MG terá novo concurso público em 2025

(Foto: Tiago Ciccarini/Sejusp MG)


Além do concurso, a Secretaria de Justiça e Segurança Público confirmou a realização de um processo seletivo simplificado (PSS) com 686 vagas temporárias.


A medida, de acordo com o governo, terá caráter excepcional e transitório, visando atender necessidades imediatas do sistema prisional até a efetivação dos novos concursados.


Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal MG com videoaulas, apostilas e questões. Acesse aqui!

Concurso Polícia Penal MG: veja próximos passos para o edital

Com o anúncio do concurso, o governo deve formar uma comissão organizadora para seguir com os preparativos para o edital.


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública afirmou, em nota, que já está estruturando o concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais.


O projeto básico, que consiste em um espelho para o edital, também será formulado. Ele reúne dados como vagas, cargo, requisito, salários, lotação e estrutura de provas.


Com o projeto básico pronto será iniciado o processo de escolha da banca organizadora. As instituições receberão o documento para que possam propor os preços para ficar à frente do concurso.


Em geral, a banca que propõe o melhor valor e atende aos requisitos técnicos é contratada. Com isso, fica responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as provas aos candidatos.


Somente depois da contratação da banca, o edital poderá ser finalizado e publicado. Diante de todos os trâmites burocráticos, a previsão é que o concurso seja aberto no segundo semestre.


No último concurso da Polícia Penal MG, o Instituto Selecon foi a banca contratada.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!



Saiba como foi o último concurso para a Polícia Penal MG

Publicado em 2021, o edital do concurso Polícia Penal MG trouxe a oferta inicial de 2.420 vagas.


As oportunidades foram para ambos os sexos e divididas da seguinte forma:


Sexo masculino (1.944 vagas)

  • ampla concorrência: 1.750 vagas; e
  • pessoas com deficiência: 194 vagas.

Sexo feminino (476 vagas)

  • ampla concorrência: 428 vagas; e
  • pessoas com deficiência: 48 vagas.

Com organização do Instituto Selecon, os candidatos passaram por várias etapas, sendo elas:

  • prova objetiva e redação; avaliação psicológica; exames médicos; teste de aptidão física; investigação social; e Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP).

As provas objetivas e de redação do concurso foram aplicadas no dia 13 de março de 2022. Foram cobradas 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco para Informática Base e 10 de Noções de Direito.


Além de dez questões de Direitos Humanos, 20 de Legislação Especial e cinco de Raciocínio Lógico. Também foi preciso elaborar uma redação de 20 a 30 linhas.


Clique e saiba mais