Os prazos foram passados pelo secretário de Segurança do Estado, Rogério Greco, e pelo subsecretário de Inteligência e Integração, Christian Vianna de Azevedo, em transmissão ao vivo pelas redes sociais no último dia 4.
“A partir da homologação da escolha da banca, a gente tem outro trâmite interno e externo para publicação do edital. O edital deve sair na primeira semana de agosto, em cerca de 30 dias”, disse Christian Vianna.
A oferta do concurso será de 2.420 vagas para policial penal (antigo agente penitenciário). Desse quantitativo, 1.944 serão para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.
A carreira exige apenas o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Os salários são de R$4.631,25, em início de carreira, para jornada de trabalho de 40 horas por semana, que poderá ser cumprida em escala de plantão.
Concurso Polícia Penal MG terá cinco etapas diferentes
Os concorrentes do concurso Polícia Penal MG serão avaliados por meio de cinco etapas: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).
Não será exigida prova de títulos. Os aprovados em todas as etapas ainda passarão pelo curso de formação. Ao todo, serão 680 horas/aula, em cerca de 110 dias.
Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do concurso Polícia Penal MG. O documento, que funciona como um espelho para o edital, confirma as etapas da seleção e as disciplinas que serão cobradas. Veja os detalhes a seguir:
Prova objetiva e de redação
Os candidatos serão avaliados, primeiro, por provas objetivas e de redação, com duração de cinco horas. Os exames terão 60 questões, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Informática Base – 5 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Direitos Humanos – 10 questões;
- Legislação Especial – 20 questões;
- Raciocínio Lógico – 5 questões.
Será classificado quem conseguir o mínimo de 60% do total de pontos atribuídos na prova objetiva e mínimo de 40% em cada disciplina. Já a redação será sobre tema fornecido no momento da aplicação, com 20 a 30 linhas.
Conforme o projeto básico, serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem a pontuação mínima e que estejam dentro do limite equivalente a cinco vezes o número de vagas do concurso.
Os exames serão aplicados nas cidades de: Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagos.
O candidato poderá escolher o local de aplicação dos exames no ato da inscrição.
Prova de aptidão física
Já a prova de aptidão física exigirá os exercícios a seguir:
- Teste de flexão em barra fixa;
- Teste de flexão abdominal;
- Teste de impulsão horizontal;
- Teste de flexão de braços no solo;
- Teste de corrida de 12 minutos.
Com a iminência do concurso, quem deseja ingressar no cargo de policial penal de Minas Gerais deve intensificar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Estude para o concurso Polícia Penal MG com a Folha Cursos!