Concurso Polícia Penal MG: secretaria fala sobre prazo do edital
Em resposta à Folha Dirigida, Secretaria de Justiça e Segurança Pública se pronuncia sobre prazo para o edital do concurso Polícia Penal MG.
Autor:
Publicado em:11/08/2021 às 12:22
Atualizado em:11/08/2021 às 12:22
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) se pronunciou sobre a abertura do novo concurso para Polícia Penal. Em resposta à Folha Dirigida nesta quarta-feira, 11, a pasta confirmou que o edital está previsto para agosto.
Em transmissão ao vivo realizada no último dia 1º, o secretário Rogério Greco afirmou que “estourando a gente tem esse edital até o dia 15 de agosto”. Porém, a Assessoria de Imprensa da Sejusp MG revelou que ainda não há uma data fechada para publicação.
“A previsão é que saia ainda em agosto, mas não conseguimos precisar o dia. A informação repassada pelo secretário, mais precisamente, é ainda em agosto”, consta em nota enviada à reportagem.
O concurso terá oferta de 2.420 vagas para policiais penais (antigos agentes penitenciários). Desse total, 1.944 serão para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.
O cargo tem como pré-requisitos o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Não há limite de idade, altura ou necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As remunerações iniciais são de R$4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas por semana. O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho. Haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Segundo o subsecretário de Inteligência e Integração do Estado, Christian Vianna, o concurso será estadual. As chances não serão regionalizadas, ou seja, o edital não trará a distribuição da oferta por localidades.
Os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade penitenciária, a depender da necessidade.
Concurso Polícia Penal MG terá Selecon como organizador
O Instituto Selecon foi contratado como organizador do concurso. Ele será responsável por receber as inscrições e aplicar as primeiras etapas da seleção, como provas objetivas e discursivas.
O concurso será composto por cinco fases: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).
Não será aplicada prova de títulos. Os aprovados em todas as etapas ainda serão submetidos ao curso de formação, a ser realizado em Belo Horizonte. No decorrer do período de aula, haverá concessão de uma bolsa de 50% do salário inicial da carreira.
Em transmissão ao vivo no dia 4 de julho, o subsecretário Christian Vianna informou que, a primeira fase do concurso (prova objetiva e redação) deverá ser realizada entre o fim de setembro e início de outubro. A estimativa é que o concurso seja concluído apenas em 2022.
“O processo será iniciado este ano e terminará apenas no fim do ano que vem. As provas objetivas e de redação serão entre fim de setembro e início de outubro”, afirmou.
Intensifique seus estudos para o concurso Polícia Penal MG
Com a proximidade da publicação do edital, os interessados no concurso Polícia Penal MG devem turbinar os estudos para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do concurso Polícia Penal MG. O documento funciona como um espelho para o edital e confirma as etapas da seleção e as disciplinas que serão cobradas.
De acordo com o projeto básico, as provas objetivas terão 60 questões, distribuídas da seguinte forma:
Língua Portuguesa – 10 questões;
Informática Base – 5 questões;
Noções de Direito – 10 questões;
Direitos Humanos – 10 questões;
Legislação Especial – 20 questões;
Raciocínio Lógico – 5 questões.
As avaliações serão aplicadas em 16 cidades mineiras, incluindo a capital Belo Horizonte. Já a prova de aptidão física exigirá os exercícios a seguir:
Teste de flexão em barra fixa;
Teste de flexão abdominal;
Teste de impulsão horizontal;
Teste de flexão de braços no solo;
Teste de corrida de 12 minutos.
Vale destacar que essa estrutura pode sofrer alterações no edital, a depender da negociação com a banca organizadora. No entanto, já é possível ter uma base para os estudos.