Concurso PPSA: novo quantitativo de pessoal é aprovado
Fora das listas de privatização do Governo Federal e com previsão de concurso, PPSA tem novo quantitativo de pessoal aprovado pelo ME.
Autor:
Publicado em:09/03/2021 às 08:35
Atualizado em:09/03/2021 às 08:35
O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), aprovou o novo quantitativo de pessoal da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural. Com seu concurso PPSA, o atual quadro favorece um maior número de vagas em um próximo edital.
Ao todo, o limite para o quadro de pessoal próprio da empresa passa a ser de 81 vagas. Em relação ao quantitativo de 2019, são mais 28 postos aprovados pelo ME.
Pela portaria publicada nesta terça-feira, 9, no Diário Oficial da União, compete à PPSA gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observadas as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais.
Quando foi criada, em 2013, a Pré-Sal Petróleo previa a contratação de 180 servidores. Desse total, 30 seriam comissionados e 150 admitidos por concurso público. Porém, até hoje, a empresa só conta com os profissionais comissionados em seu quadro.
Concurso PPSA depende de novo plano de cargos
O concurso PPSA segue nos planos da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural. Em seu último relatório anual, referente ao ano de 2019, já havia a promessa de uma seleção pública.
Para isso, porém, a empresa precisa aprovar o seu Plano de Cargos e Salários (PCS) e desenvolver uma proposta para a criação do Plano de Funções. Apenas por meio desses projetos, o concurso PPSA pode ser realizado.
O relatório anual com a previsão do processo seletivo foi publicado em 2020, no Diário Oficial da União, e revelou detalhes sobre a Gestão de Pessoas na PPSA.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
De acordo com a empresa, o quadro de pessoal previsto em seu Estatuto Social é de até 150 empregados concursados e 53 posições de livre provimento (agora 81 vagas).
No entanto, a PPSA nunca realizou concurso público e segue, até hoje, com profissionais comissionados e contratados temporários em seu quadro.
Para mudar essa realidade, a empresa precisa aprova os planos de Cargos e Salários e de Funções. Segundo o relatório, ambos os planos deveriam ser encaminhados para a aprovação da Sest ainda em 2020.
Em julho do ano passado, a PPSA confirmou que, para a realização de um futuro concurso, é necessário que a companhia aprove o Plano de Cargos e Salários. No entanto, os trabalhos estão parados.
"No relatório anual de 2019 consta que a empresa está revisando o Plano com o objetivo de se preparar para um eventual futuro concurso. No entanto, a PPSA não está trabalhando neste momento na elaboração de um concurso público", disse o gerente de Recursos Humanos e Suporte Corporativo, Jorge Henze.
Saiba tudo sobre o concurso PPSA
Órgão: Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural
Cargos: a definir
Vagas:150 previstas
Requisitos: a definir
Remunerações: a definir
Status: em estudo
PPSA ofereceu 225 vagas em 2017
Em 2017, a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural realizou um processo seletivo para a contratação de profissionais temporários.
Todas as oportunidades foram para o cargo de assistente. Para concorrer, era preciso ter nível superior em áreas específicas, fluência na Língua Inglesa e experiência de três a 15 anos, na área do Petróleo.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, com perguntas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. O processo seletivo teve validade de até dois anos.