O concurso Prevcom SP foi anunciado nesta segunda, 8, com a publicação de uma portaria no Diário Oficial do Estado que nomeia a comissão responsável pela organização do primeiro concurso público da história da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo.
A portaria marca o início formal dos preparativos para o concurso e estabelece todas as atribuições da comissão, que será responsável por planejar, definir requisitos e conduzir todas as etapas até a publicação do edital.
► Veja a portaria completa aqui!
A Comissão Especial será composta por três membros titulares e três suplentes, todos servidores da Fundação. Segundo o documento, caberá ao grupo conduzir integralmente o processo, desde o planejamento até a execução do concurso.
- Aline Camargo Karrasch, como membro titular, na condição de Gerente de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas; sendo a sua suplente Lívia Sant'Anna Carvalho.
- Rafael de Oliveira Vilas Boas, como membro titular, indicado pela Diretoria de Administração; sendo o seu suplente Pedro Yukimitsu Ribeiro Tokuzumi; e
- Fabiana Cristina Ishikawa Raniero, como membro titular, indicado pela Diretoria de Relações Institucionais, sendo o seu suplente Paulo Roberto da Rosa.
Entre as principais atribuições definidas pela portaria, estão:
- Planejar todas as etapas do concurso público;
- Identificar conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício dos empregos públicos;
- Decidir sobre tipos de prova e critérios de avaliação mais adequados;
- Definir conteúdo programático e atividades práticas;
- Avaliar a necessidade de prova de títulos, quando cabível;
- Publicar edital, avisos e comunicados oficiais;
- Executar todas as fases do concurso;
- Designar avaliadores e supervisores do programa de formação, seguindo as regras da Lei Federal nº 14.965/2024.
O texto também estabelece normas de integridade, como sigilo das informações, impedimentos legais e vedação à participação de membros relacionados a cursinhos ou bancas examinadoras.
Cyber Week Qconcursos com cupom exclusivo e desconto especial. Acesse e garanta o seu!

Primeiro concurso Prevcom SP é anunciado e tem comissão formada
(Foto: Google Street View/Reprodução)
Próximos passos para o concurso Prevcom SP
Com a comissão formada, o processo segue agora para o levantamento de vagas e definição dos cargos. A comissão deverá identificar quantas vagas serão ofertadas, quais carreiras precisam ser preenchidas e os respectivos requisitos.
Com as necessidades levantadas, o grupo produzirá o projeto básico do concurso. Este documento é usado para que as bancas enviem as propostas.
Após análise das propostas, será definida e contratada a instituição responsável por organizar o concurso.
Somente após a contratação da banca o edital do concurso Prevcom SP poderá ser publicado. Até o momento, não há previsão oficial de vagas, cronograma ou datas.
>>> Baixe o “Calendário do Concurseiro – edição de dezembro” e mantenha todos os prazos sob controle <<<
O que é a Prevcom SP?
A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom SP) foi criada pela Lei Estadual nº 14.653/2011. Ela administra planos de previdência complementar para servidores do Estado e, desde 2017, também pode gerenciar regimes de outros estados e municípios.
A autarquia é fechada, sem fins lucrativos e possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Atualmente, atua em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, além de diversos municípios.



















