Concurso PreviRio: banca é contratada e edital ganha força

A Prefeitura do Rio de Janeiro contratou a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca dos próximos editais, incluindo o concurso PreviRio.

Autor:
Publicado em:08/12/2022 às 11:07
Atualizado em:29/07/2023 às 04:30

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada para organizar as próximas seleções da Prefeitura do Rio de Janeiro. Entre os editais previstos está o do concurso PreviRio, que é avaliado internamente pelo município.

Com a contratação, o edital se aproxima, mas ainda não é possível confirmar sua publicação nos próximos meses, ou, até mesmo em 2023. Isso porque outras três seleções estariam na frente, sendo elas:

Órgão Cargo Escolaridade
Controladoria Geral do Município (CGM) Técnico de controle interno Nível Superior
Contador Nível Superior
Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Fiscal de rendas Nível Superior
Analista de Planejamento e Orçamento Nível Superior
SMI/ SECONSERVA/ SMH/ RIOÁGUAS Engenheiro Nível Superior

 

Além dos editais mencionados acima, o contrato assinado com a FGV e publicado nesta quinta-feira, 8, tem validade de dois anos. Ou seja, a banca e a Prefeitura poderão realizar as seleções até novembro de 2024.

Além disso, para que o edital do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro seja publicado, o aval ainda precisa ser dado e publicado pelo prefeito Eduardo Paes.

Concurso PreviRio "está tramitando", diz conselheiro

Em reunião realizada em julho deste ano, o membro do Conselho de Administração do PreviRio, Adriano Badaue, falou sobre o processo.

Segundo ele, a demanda para o concurso público está tramitando regularmente pela via processual competente. Ainda assim, Badaue se comprometeu em manter o conselho atualizado quanto as movimentações.

Caso esse concurso seja autorizado, além da banca, também estarão definidos os cargos a serem oferecidos pelo Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro.

Isso porque, conforme o termo de referência que Folha Dirigida teve acesso, a prefeitura estuda oferecer vagas para os seguintes cargos:

  • nível médio: agente de administração previdenciária; e
  • nível superior: analista de processo previdenciário, analista de sistema previdenciário, arquiteto, assessor jurídico, atuário, estatístico e técnico em comunicação social.

Com o aval interno para a seleção, o município espera atrair cerca de 49 mil candidatos, sendo boa parte deles (20 mil) para o cargo de nível médio. 

Concurso PreviRio tem banca, mas aguarda autorização (Foto: Divulgação)
Concurso PreviRio tem banca,
mas aguarda autorização (Foto: Divulgação)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (PreviRio)
  • Cargos: agente de administração previdenciária, analistas, arquiteto, assessor jurídico, atuário, estatístico e técnico em comunicação social
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: níveis médio e superior
  • Remuneração: a definir
  • Banca: FGV
  • Status: aguardando autorização

Concurso PreviRio foi solicitado em 2019

Em 2019, conselheiros do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro pediram a realização de um novo concurso PreviRio, em busca da recomposição do quadro de pessoal.

Pela Lei, o PreviRio deveria ter 257 servidores. No entanto, em 2019, a entidade trabalhava com 202 pessoas, sendo 52 cedidas por outros órgãos. 

Segundo informações do PreviRio, o último concurso do Instituto foi realizado em 2002. Na época, foram oferecidas 49 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. 

Para o nível fundamental, por exemplo, foram oferecidas 22 vagas, sendo 15 de auxiliar de administração previdenciária e sete de auxiliar de serviços gerais.

No nível médio eram 12 vagas, sendo 11 de agente de administração previdenciária e uma de uma de operador. Quem tinha o nível técnico contava com duas vagas de técnico em contabilidade.

As demais oportunidades foram distribuídas por cargos de nível superior, sendo eles: analista, assistente social, assessor jurídico, atuário, contador, técnico de comunicação social e técnico de arrecadação previdenciária. 

Os vencimentos iniciais, na época, variavam entre R$812,16 e R$2.731,93. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo de 40 a 60 questões, dependendo do cargo. As disciplinas também mudavam, sendo Língua Portuguesa comum a todos os cargos.