Concurso PRF 2021: publicada a nomeação dos 644 excedentes

Portaria é publicada e traz a lista de excedentes nomeados do concurso PRF 2021. No total, são 644 novos policiais já formados no CFP.

Autor:
Publicado em:10/10/2022 às 09:28
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10

Após a formatura do CFP, todos os excedentes do concurso PRF já foram nomeados. A portaria que traz o nome dos candidatos foi divulgada e confirma 644 aprovados.

A listagem foi anunciada em uma edição extra do Diário Oficial da União, publicada na noite da última sexta-feira, 7.

Todos esses candidatos realizaram o Curso de Formação Profissional (CFP) de 17 de junho a 6 de outubro, na UniPRF, em Florianópolis.

A formatura dos novos policiais aconteceu na última quinta, 6, na universidade e oficializou a conclusão do curso. O decreto que autorizava essas nomeações já havia sido divulgado pelo Governo Federal.

Concurso PRF deve zerar cadastro de reserva

Além dos excedentes já formados e nomeados, o concurso PRF ainda deve receber mais reforço de pessoal. Durante a formatura do último CFP, foi assinada uma portaria que autoriza a chamada de todos os aprovados.

Dessa forma, os pouco mais de 100 aprovados, que ainda estão em cadastro de reserva aguardando apenas a realização do CFP, poderão ser chamados.

Com isso, a Polícia Rodoviária Federal deve zerar a sua lista de excedentes do concurso de 2021.

O próximo passo, agora, é a publicação do edital de convocação que oficializará a chamada desses excedentes para um novo curso de formação. 

cfp prf
Concurso da PRF tem novos policiais nomeados para tomar posse
(Foto: Divulgação)

A chamada de todos os aprovados nos concursos PF e PRF é possível após o Decreto 9.739 de 2019 ter sido alteradoEle permitia a chamada de somente até o dobro do número de vagas iniciais.

Dessa forma, como a PRF ofertou 1.500 vagas, somente 3 mil aprovados poderiam ser chamados. Com a mudança, agora estabelece a possibilidade do triplo de candidatos aprovados em concursos com mais de uma etapa.

Este decreto, entretanto, gera impacto somente em concursos do Executivo Federal. A mudança foi uma luta dos sindicatos, comissão de aprovados e, também, do ministro da Justiça, Anderson Torres, que chegou a encaminhar a proposta à Presidência. O chefe da pasta disse:

"Atenção, #AprovadosPRF2021 e #AprovadosPF2021, encaminhei hoje à Presidência, a proposta de decreto que afasta excepcionalmente os limites do decreto 9739/19, fortalecendo ainda mais as @policiafederal e @PRFBrasil. Aos policiais penais, estou atento à situação de vcs também!"

Concurso PRF ofertou 1.500 vagas 

edital do concurso PRF trouxe uma oferta de 1.500 vagas, inicialmente. Todas as chances são destinadas a carreira de policial rodoviária federal, de nível superior.

A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

A PRF exige que o candidato tenha, na data da matrícula no Curso de Formação Profissional, idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos. Além disso, podem concorrer candidatos de ambos os sexos.

A PRF proporciona remuneração de R$10.357,88, já somada com o auxílio-alimentação de R$458. A carga de trabalho é de 40 horas semanais.