Concurso PRF na reta final: prepare-se com dicas de Informática

Avaliações do concurso PRF 2021 serão aplicadas no próximo dia 28. Confira como focar nessa reta final!

Autor:
Publicado em:04/03/2021 às 07:09
Atualizado em:04/03/2021 às 07:09

As provas do concurso PRF 2021 estão se aproximando. É hora de saber no que focar exatamente dentro de cada uma das disciplinas do conteúdo programático. Pensando nisso, Folha Dirigida iniciou uma série de matérias com dicas sobre as disciplinas que serão cobradas nas avaliações da Polícia Rodoviária Federal. 

Desta vez, o professor Leonardo Vasconcelos, da Folha Cursos, foi convidado para passar as melhores dicas de Informática para que você possa se preparar!

PRF Direto ao Ponto - acesse o preparatório da Folha Cursos focado para esta reta final!

Os exames estão agendados para o próximo dia 28 de março. E a dica do professor Leonardo é que os candidatos sigam o cronograma de estudos, mas aproveitem todos os momentos livres para fazer mais questões.

"Não podemos perder nenhum segundo com os estudos", alertou o professor.

No último concurso da PRF, realizado em 2019, foram cobradas seis questões da disciplina, sendo:

  • 2 questões de conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet;
  • 2 questões de conceitos de proteção e segurança;
  • 1 questão de computação na nuvem; e
  • 1 de redes de computadores.

Leonardo acredita que o número de questões, bem como essa divisão possa se manter, ou talvez até a banca aumente para 8 a 10 questões.
 

Concurso PRF na reta final: prepare-se com dicas de Informática (Foto: Juliana Goes)
Concurso PRF na reta final: prepare-se com dicas
de Informática (Foto: Juliana Goes)


E dentre os principais tópicos que podem ser cobrados, Leonardo aposta que os itens "segurança da informação e redes de computadores com suas ferramentas e aplicativos" vão cair na prova. No entanto, ele acha que o Cebraspe é uma banca que sempre traz assuntos novos, além de cobrar dentro do edital. 

O professor dá ainda algumas dicas para ajudar resolver as questões, mas alerta que o truque só vale para Informática e que sempre há exceções:

" Em sala de aula digo que na Informática tudo "pode, permite, é possível". Se encontrar estes termos geralmente a afirmação está CERTA. Porém, se encontrar restrições "só, somente, apenas, unicamente", encontrar generalização "todos, nunca, sempre" ou a questão falar mal da ferramenta, que não tem certa capacidade normalmente a questão está ERRADA".

Na reta final dos estudos é importante fazer uma revisão dos tópicos. Leonardo recomenda fortemente a revisão por meio de questões comentadas. Também é importante observar como a banca cobra os assuntos e ser minucioso para não cair nas pegadinhas que o nosso idioma pode colocar nas afirmações.

"Interpretação de texto é fundamental no Cebraspe", conclui.


Por fim, o professor deixa uma mensagem aos candidatos que desejam manter o foco nesse pouco tempo de preparação, um provérbio Japonês:

"Treine enquanto eles dormem.

Estude enquanto eles se divertem.

Persista enquanto eles descansam.

E então, viva o que eles sonham"

O segredo do sucesso é a constância nos estudos. Bora que ainda dá tempo.


Provas do concurso PRF 2021 serão compostas por 120 questões

Os candidatos do concurso PRF serão avaliados por meio de diversas etapas. A primeira fase será composta pelas provas objetivas e discursivas, com caráter eliminatório e classificatório.

Serão cobradas 120 questões no estilo Cebraspe, com sentenças em que o candidato deverá assinalar com ‘Certo’ ou ‘Errado’. De acordo com a correção da banca, uma questão errada anulará uma certa. Veja a distribuição das disciplinas a seguir:

Bloco 1 - 55 itens

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Informática
  • Noções de Física
  • Ética no Serviço Público
  • Geopolítica Brasileira
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

Bloco 2 - 30 itens

  • Legislação de Trânsito

Bloco 3 - 35 itens

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Legislação Especial
  • Direitos Humanos e Cidadania

Para ser aprovado nas provas objetivas será necessário alcançar, pelo menos, 15 pontos no Bloco I, dez no Bloco II e dez no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.

Os concorrentes classificados passarão pelas outras etapas: teste de aptidão física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, avaliação de títulos, investigação social, e curso de formação.