Concurso Receita: edital está sob análise da procuradoria
Com quase tudo concluído, o concurso Receita ganhou novos rumos e está novamente na espera de uma análise da procuradoria. Saiba detalhes!
Autor:
Publicado em:24/11/2022 às 11:21
Atualizado em:24/11/2022 às 11:21
Faltando poucos dias para esgotar o prazo da autorização, o edital do concurso Receita Federal 2022 volta a ganhar forças. O processo avançou e está novamente na procuradoria.
De acordo com a 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Natália Nobre, o processo do edital voltou para análise da procuradoria. A representante da categoria está otimista e acredita que agora essa será a análise final.
Dessa forma, este deve ser o passo que falta para que o documento possa ser publicado e o concurso lançado oficialmente. Afinal, conforme apurou a reportagem da Folha Dirigida, o edital já está pronto.
A vice do Sindifisco também foi questionada se há a possibilidade da Receita Federal perder o prazo e ser preciso uma nova autorização.
"Acho difícil. Eles sabem que isso representaria o desastre total da atual administração da Receita", disse Natália Nobre Saraiva.
Muito aguardada há anos, a autorização do concurso Receita Federal foi publicada com oferta de 699 vagas. As oportunidades visam o provimento em cargos de analistas e auditores, ambos de nível superior e com ganhos bem atrativos.
A portaria foi assinada pelo secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. Ela divide-se em:
Cargo
Escolaridade
Remuneração
Vagas
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Nível Superior
R$21.487,09
230
Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Nível Superior
R$12.142,39
469
Total
699
Ambas as carreiras estão sem concurso há bastante tempo. O último edital de auditor é do ano de 2014, enquanto o analista está sem seleção para servidores desde 2012.
Receita Federal pode convocar até 873 aprovados
A Receita Federal também poderá chamar excedentes em caso de autorização do Ministério da Economia. Seguindo o Decreto 9.739 de 2019, o órgão poderá solicitar e receber aval para preencher 25% das vagas imediatas.
Isso significa que a Receita Federal poderá, em caso de aval, convocar mais 174 aprovados sendo 57 auditores e 117 analistas, totalizando 873 contratações. O governo também poderá convocar mais aprovados em caso de despacho presidencial.
Concurso Receita Federal: FGV será a banca organizadora
O próximo passo é a publicação do extrato do contrato que, segundo o deputado Luis Miranda, já foi assinado. A banca e o órgão devem estar finalizando os últimos ajustes para lançar o edital oficialmente.
Concurso Receita: etapas estão confirmadas
O contrato assinado com a banca trouxe para os candidatos uma informação importante. Está confirmado a forma pelo qual serão avaliados, sendo aplicadas as seguintes etapas de seleção:
Provas objetivas;
Provas discursivas;
Perícia médica (candidatos declarados com deficiência);
Heteroidentificação (candidatos negros
Vida Pregressa; e
Curso de Formação Profissional (CFP).
As disciplinas da prova objetiva, no entanto, ainda não foram confirmadas. Mas, o documento confirma as seguintes informações:
► A prova objetiva do auditor terá 200 questões e contará com 17 disciplinas, além de uma prova discursiva com duas questões; e
► A prova objetiva do analista terá 140 questões e contará com 11disciplinas, além de uma prova discursiva com uma questão.
Ainda está confirmado que somente serão corrigidas as discursivas dos aprovados na objetiva, sendo em até três vezes o número de vagas imediatas para cada cargo, respeitando, ainda, os empates até a última posição.