Concurso São Luís MA é autorizado com 600 vagas para professor

Prefeito autoriza a realização de um novo concurso São Luís MA com 600 vagas para professores. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:05/09/2024 às 17:29
Atualizado em:06/09/2024 às 08:27

Um novo concurso São Luís MA para a área da Educação está autorizado. O prefeito Eduardo Braide anunciou que o edital será para o preenchimento de 600 vagas para professores.

"Acabo de autorizar a realização de um concurso para 600 professores da nossa rede municipal, mais cadastro de reserva", disse o prefeito em vídeo publicado em suas redes sociais.

A oferta estará distribuída entre os cargos de:

  • professor da Educação Infantil;
  • professor de Ensino Fundamental; e
  • professor de Educação Especial.

Os salários e requisitos não foram informados. De acordo com o prefeito, o edital não deve demorar a ser publicado.

"Já vão se preparando porque não demora muito e o edital já vai ser publicado", recomendou o prefeito.

São Luís MA tem concurso autorizado com vagas para professor

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís MA)


Após a autorização do concurso, uma comissão organizadora deverá ser formada para seguir com os preparativos, que incluem a escolha da banca responsável para a aplicação das provas.


Somente depois da contratação da banca, o edital poderá ser divulgado. Não há informações se o concurso será aberto ainda este ano ou se ficará para 2025.


Acelere seus estudos da forma certa! Cadastre-se agora e tenha acesso a teorias, práticas, revisões e orientações personalizadas para concursos. Acesse aqui!

Sindicato comenta autorização do concurso São Luís MA

O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação) saudou o anúncio do novo concurso, mas pontuou que seguirá na luta para que haja vagas suficientes para diminuir os contratos precarizados.


Outra demanda da categoria é a realização de concurso da área Administrativa.

“A quantidade de vagas anunciada é menor que o número de vagas hoje ocupadas por professores contratados via Seletivo, o que indica que o concurso não suprirá a carência de nossa rede. Também há a necessidade de ter vagas para professores suporte pedagógico para atuarem na Coordenação Pedagógica. Há a necessidade urgente de vagas para outros profissionais da rede, como cuidadores, professores auxiliares e tutores para atuarem nas creches e no acompanhamento nas escolas dos estudantes com deficiência e TEA e, como já ressaltamos, as escolas não têm também profissionais concursados no apoio administrativo” enfatizou a presidente do Sindeducação, professora Sheila Bordalo.

A abertura de um novo concurso São Luís MA para a área da Educação é, inclusive, uma determinação da Justiça.


Em junho, a Justiça do Maranhão condenou a prefeitura a realizar, no prazo de um ano, concurso para professor da rede municipal de ensino.


A determinação foi para que fosse apresentado, no período de 90 dias, um cronograma das medidas a serem adotadas pelo município.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Último concurso São Luís MA foi aberto em 2016

Em 2016, foi aberto o último concurso para professores da rede municipal de ensino de São Luís MA. A oferta foi de 822 vagas imediatas mais cadastro de reserva.


Houve oportunidades no magistério para as disciplinas de: Artes, Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Filosofia, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Atendimento Educacional Especializado, Braile e Língua Brasileira de Sinais.


Além dos cargos de intérprete de Língua Brasileira de Sinais, suporte pedagógico e professor do 1° ao 5° ano.


Para o nível médio, as vagas foram destinadas aos cargos de cuidador escolar, monitor de transporte escolar e para transcritor e adaptador de Sistema Braille.


Já no nível superior, as chances foram nas áreas de Arquitetura, Assistência Social, Engenharia Civil, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, revisor de Braile e Terapia Ocupacional.


Com organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e de títulos.


As provas objetivas, por exemplo, foram compostas por 70 questões sobre Conhecimentos Básicos e Específicos.


No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos fazendo questões: