Concurso Saúde RJ: comissão formada pode favorecer novo edital
Com base nas metas e na previsão de novo concurso Saúde RJ, um grupo de trabalho foi formado para realizar estudos e levantamento de informações.
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/07/2024 às 10:49
Atualizado em:09/07/2024 às 11:50
O concurso Saúde RJ está cada vez mais próximo de acontecer. A Secretaria de Estado de Saúde instituiu um grupo de trabalho visando estudos técnicos, que podem favorecer o novo edital.
A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 9, e traz a composição de servidores que farão parte da comissão.
O grupo fará o levantamento de informações para o dimensionamento da força de trabalho, que será realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
Esses estudos e dimensionamento impactarão o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj), a Fundação Saúde (FSERJ) e o Instituto Vital Brazil (IVB).
Entre as justificativas para a criação desse grupo de trabalho está, justamente, as metas previstas no Plano Estadual de Saúde, de 2024 a 2027, que prevê a realização de novo concurso público.
A comissão criada ficará vigente até 31 de dezembro deste ano. Mas, a resolução traz um prazo de até 45 dias para que sejam emitidas as primeiras orientações e, também, para o início dos trabalhos, como o início dos estudos técnicos.
Novo concurso Saúde RJ está previsto no Plano Estadual e pode acontecer após 23 anos
(Foto: Saúde RJ)
Em janeiro, o Plano Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (PES) de 2024 a 2027 foi aprovado em reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é retomar os concursos públicos na área.
Quando aprovado, o PES já previa a publicação da atual resolução com um estudo para o dimensionamento da força de trabalho. O objetivo é estabelecer novos cargos e/ou especialidades necessários à missão institucional.
Em seguida, a realização de um novo concurso em 2025 deve avançar.
Tais provimentos devem ajudar a recompor a força de trabalho de servidores estatutários, visando justamente o provimento de vacâncias. afinal, o último concurso da Secretaria de Estado de Saúde foi realizado há 23 anos.
A solicitação feita é para que o governador Cláudio Castro realize o desbloqueio de cargos vagos para suprir a vacância do quadro permanente da:
Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ); e do
Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ).
De acordo com o Conselho, o Poder Executivo pode prever no Plano de Recuperação Fiscal o afastamento da vedação para realização de concurso na área da Saúde.
Novo concurso Fundação Saúde RJ é solicitado
Inclusive, a Fundação Saúde do Estado do Rio já deu início aos preparativos visando o novo concurso público. A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso aos documentos que mostram os esforços da autarquia para a autorização do próximo edital.
Estão sendo feitos estudos das vagas, cargos e do impacto da contratação por concurso público de efetivos.
Inicialmente, a oferta que a Fundação Saúde RJ está pleiteando é para 346 vagas, distribuídas entre os seguintes cargos:
Agente administrativo em saúde
Vagas: 237
Requisitos: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, fornecido por instituição educacional, reconhecido pelo Ministério da Educação; e experiência mínima de 2 anos na área administrativa em saúde pública
Salário: R$4.194,16
Gestor administrativo em saúde
Vagas: 109
Requisitos: nível superior devidamente registrado, de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; e experiência mínima de 2 anos na área de gestão administrativa em saúde pública
Salário: R$7.282,77
Caso autorizado, o concurso da Saúde RJ terpa reserva de vagas para negros, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas hipossuficientes. Tais dados constam na minuta do edital, que já foi elaborada e a reportagem teve acesso.
Os aprovados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A jornada de trabalho será de 40 horas. A lotação ocorrerá nas Unidades sob a gestão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
A proposta é que o concurso Fundação Saúde RJ seja composto por provas objetivas e avaliação de títulos.