Concurso Seap PA: comissão é formada para edital com 1.646 vagas
Está formada a comissão responsável pelo próximo concurso Seap PA, que contará com 1.646 vagas de agente penitenciário, de nível médio.
Autor:
Publicado em:31/05/2021 às 07:41
Atualizado em:31/05/2021 às 07:41
Mais um passo foi dado rumo à seleção da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará. Nesta segunda-feira, 31, foi divulgada a comissão que ficará responsável pelo concurso Seap PA, com 1.646 vagas de agente penitenciário.
Conforme o documento, a comissão terá a servidora Anna Laura Ferreira de Araújo Mourão como presidente, além dos seguintes membros:
Edmar Silva Ferreira Filho (Seplad);
Luiz Fernando Paes de Queiroz (Seap); e
Marcela Alves Toste Montenegro Duarte (Seap).
O governo do Pará trabalha para publicar o edital do concurso no final de junho. O Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap) será a banca organizadora.
No total, serão abertas 1.646 vagas para agente penitenciário. Para se inscrever será necessário ter o nível médio completo.
Conforme o último edital divulgado em 2017, ainda pode ser necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D” ou “E". A carreira tem vencimento inicial de R$2.669,70 mais benefícios.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (Seap PA)
Cargos: agente penitenciário
Vagas: 1.646
Requisitos: nível médio
Remuneração: R$2.669,70
Banca: Cetap
Edital: previsto para junho de 2021
Conheça os cursos e comece já sua preparação para o concurso Seap PA!
Concurso Seap PA terá cinco etapas de seleção
O concurso Seap PA para agente penitenciário (policial penal) terá cinco etapas, sendo elas: avaliação de conhecimentos (provas objetiva e discursiva); avaliação psicológica; exame médico; Teste Aptidão Física (TAF); e investigação de antecedentes pessoais.
Na primeira fase, os concorrentes deverão responder a questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Básicos e Específicos. Serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Lei de Execução Penal;
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Penal;
Noções de Direito Processual Penal;
Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva constituirá na elaboração de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo, com, no máximo, 30 linhas.
Os aprovados em todas as etapas do concurso serão submetidos ao curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório. A nomeação e posse na carreira ocorrerá após a conclusão do curso.
Com carga horária de 320 horas, serão realizadas aulas teóricas e práticas. O curso será na Escola de Administração Penitenciária da Seap PA, nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará ou em outra entidade adequada.
Durante o curso, o candidato deverá cumprir a frequência mínima de 75% por disciplina, sendo desligado quem não atingir esse percentual mínimo.
Os candidatos serão avaliados no decorrer do período do curso de formação por critérios constantes na Ficha de Avaliação de Desempenho Disciplinar, podendo obter nota de zero a dois, na totalidade dos critérios.
Para ser aprovado, será preciso ter grau mínimo de seis na prova final em cada disciplina. Para efeito de classificação final, a média do candidato no curso de formação será resultante da soma das notas finais de cada disciplina dividida pelo número de disciplinas do curso, não podendo ser inferior a sete.