Concurso Seap PA muda exigência da CNH; inscrição será reaberta

Concurso Seap PA para policial penal passa a exigir CNH na categoria B. Medida reabrirá inscrições até 22 de outubro!

Autor:
Publicado em:29/09/2021 às 10:59
Atualizado em:29/09/2021 às 10:59

O governo do Pará sancionou o projeto de lei que altera a nomenclatura do cargo de agente penitenciário para policial penal. No mesmo texto, também ficou definida a exigência de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no mínimo categoria B para ingresso na carreira.

O edital do concurso para policiais penais do Pará, publicado em junho, traz como requisito a CNH na categoria D. Com a mudança nessa exigência, os candidatos ficaram com duas dúvidas: as inscrições serão reabertas? A categoria B já será válida para a seleção deste ano?

De acordo com retificação do edital publicada na sexta-feira, 8 de outubro, as inscrições serão reabertas para interessados com CNH na categoria B. Os cadastros poderão ser feitos de 11 a 22 de outubro, pelo site do Cetap, organizador do concurso. 

Lembrando que, além da CNH, o cargo de policial penal do Pará tem como requisito o ensino médio completo.

A reabertura das inscrições também levou ao adiamento das provas objetivas e discursivas. Agora, os exames serão aplicados no dia 14 de novembro. 

Policiais penais em formação
Agentes penitenciários passam a ser denominados policiais penais
no Pará (Foto: Divulgação)

No total, a seleção tem oferta de 1.945 vagas para policial penal, sendo 1.646 imediatas e 299 para formação de cadastro de reserva. As oportunidades estão delimitadas para homens e mulheres.

Entre as chances imediatas, 1.292 são para o sexo masculino e 354 para o sexo feminino. Irão figurar o cadastro de reserva 234 homens e 65 mulheres. 

A remuneração inicial será de R$2.810 mais benefícios. O regime de trabalho será por escala 24x72

Com isso, os servidores poderão atuar em plantão de 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso. O concurso registrou o total de 34.763 inscritos.

Concurso Seap PA tem provas marcadas para novembro

O concurso da Polícia Penal PA será composto por cinco etapas. A primeira será prova objetiva e discursiva estava marcada para 24 de outubro. Os locais de aplicação, inclusive, já disponíveis para consulta pelo site do Cetap , organizador.

Porém, em função na mudança nos requisitos para carreira e reabertura das inscrições, os exames foram adiados para 14 de novembro.

As avaliações serão realizadas nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba.

Os candidatos deverão responder a 50 questões de múltipla escolha, que estarão versando por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Específicos, tendo as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa - 10 questões;
  • Lei de Execução Penal - 4 questões;
  • Noções de Direito Administrativo - 4 questões;
  • Noções de Direito Constitucional -  4 questões;
  • Noções de Direito Penal-  4 questões;
  • Noções de Direito Processual Penal -  4 questões;
  • Conhecimentos Específicos - 20 questões.

Será classificado na objetiva quem conseguir 50% dos pontos sem zerar disciplinas. Os concorrentes que alcançarem nota mínima nas provas ainda serão chamados para as etapas posteriores, sendo elas:

  • Avaliação psicológica;
  • Exame médico;
  • Prova de aptidão física;
  • Investigação de antecedentes pessoais.

Os selecionados serão submetidos também a um curso de formação profissional, programado para ser iniciado em 2022.

Prepare-se para o concurso Seap PA com a Folha Cursos

Com a proximidade das provas, os candidatos devem intensificar a preparação para o concurso Seap PA.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos para Seap PA da Folha Cursos!