Concurso Seap PA: governo envia projeto para mudar requisito da CNH
Governo do Pará envia projeto de lei para que requisito do concurso Seap PA passe para Carteira de Habilitação na categoria B.
Autor:
Publicado em:25/08/2021 às 12:42
Atualizado em:25/08/2021 às 12:42
O Governo do Pará enviou um anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado para alterar um dos requisitos do concurso Seap PA para agentes penitenciários (policiais penais). A proposta é que o cargo passe a exigir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria B.
Atualmente, conforme o edital do concurso, a carreira tem como requisito a CNH nas categorias A e D. O que restringe o acesso ao cargo para aqueles que têm apenas a categoria B.
O envio do projeto de lei foi informado nesta quarta-feira, 25, pela secretária de Estado de Planejamento e Administração do Pará, Hana Ghassan, por meio de suas redes sociais. Veja o que ela escreveu:
“Atenção candidatos ao concurso de Policial Penal. O Governo do Estado enviou Anteprojeto de Lei à ALEPA alterando o requisito habilitação profissional para provimento do cargo de Policial Penal, passando a ser exigido a Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria ‘B’”.
As inscrições do concurso ficam abertas somente até 8 de setembro, pelo site do Cetap (Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional), banca organizadora. O primeiro passo é preencher a ficha com todos os dados solicitados. Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$50.
O concurso Seap PA teve edital publicado no dia 30 de junho. A oferta é de 1.945 vagas para policial penal, sendo 1.646 imediatas e 299 para formação de cadastro de reserva. As oportunidades estão delimitadas para homens e mulheres.
O cargo de policial penal do Pará tem como principal requisito o ensino médio completo. Além disso, é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação. A remuneração inicial será de R$2.810 mais benefícios. O regime de trabalho será por escala 24x72.
Com isso, os servidores poderão atuar em plantão de 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso.
Concurso Seap PA tem provas marcadas para outubro
Os candidatos do concurso da Polícia Penal PA serão avaliados por até cinco etapas. A primeira será prova objetiva e discursiva, com aplicação marcada para 24 de outubro.
As avaliações serão realizadas nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba. Os candidatos responderão a 50 questões de múltipla escolha, que estarão versando por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Específicos, tendo as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa - 10 questões;
Lei de Execução Penal - 4 questões;
Noções de Direito Administrativo - 4 questões;
Noções de Direito Constitucional - 4 questões;
Noções de Direito Penal- 4 questões;
Noções de Direito Processual Penal - 4 questões;
Conhecimentos Específicos - 20 questões.
Será classificado na objetiva quem obtiver 50% dos pontos sem zerar disciplinas. Os concorrentes que alcançarem nota mínima nas provas ainda serão chamados para as etapas posteriores, sendo elas:
Avaliação psicológica - 11/12/2021 a 20/12/2021;
Exame médico - 20/01/2022 a 30/01/2022;
Prova de aptidão física - 18/02/2022 a 28/02/2022;
Investigação de antecedentes pessoais - 15/03/2022.
Os selecionados serão submetidos também a um curso de formação profissional, programado para ser iniciado em março de 2022, com matrícula no dia 28 desse mês.
Estude para o concurso Seap PA com a Folha Cursos
Com a proximidade das provas, os candidatos devem intensificar a preparação para o concurso Seap PA.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.