Concurso Seap RJ de nível médio já estuda contratação da banca
A Seap RJ informou que o processo de escolha da banca do concurso para inspetor de segurança, de nível médio, está em estudo.
Autor:
Publicado em:06/10/2020 às 09:46
Atualizado em:06/10/2020 às 09:46
Um novo concurso Seap RJ de nível médio pode estar perto de acontecer. Pelo menos a escolha da banca já está em estudo na Superintendência de Recursos Humanos.
Conforme consta em documento, no site da Secretaria de Fazenda, o coordenador de Concursos e Processos Seletivos da SEAP, Wilton José da Silva, destacou que o Ministério Público do Rio de Janeiro havia solicitado informações sobre realização de novo concurso para a carreira de nível médio.
O responsável pelo setor completou dizendo que esta demanda cabe à coordenação de concurso, mas esclareceu que o processo atualmente se encontra na Superintendência de Recursos Humanos.
A área técnica de Recursos Humanos da Seap RJ está sendo responsável pela elaboração de um estudo preliminar para contratar a banca organizadora do concurso.
Na resposta, o responsável pelo setor de seleções da Seap não deu prazos ou confirmou andamento dos preparativos.
Concurso Seap RJ: pedido do MP também revelou vacâncias
O pedido do MP RJ pelo qual se refere o coordenador da Seap foi sobre um levantamento de cargos vagos e permitidos para provimento. A pasta respondeu e as vacâncias relatadas podem, sim, favorecer a publicação de um novo edital em breve.
E a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro revelou o quantitativo de cargos que estão vagos e bloqueados para as funções de Instrutores de Segurança e Administração Penal, o cargo que deverá ser ofertado.
Com isso, o próximo edital pode ter o provimento de 111 vagas, originadas de vacâncias, que já foram subtraídas do decreto que bloqueia cargos pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), e ficam disponível para serem providas por meio de concurso público.
Desde o início da vigência do Regime de Recuperação Fiscal no Estado do Rio de Janeiro ocorreram 298 vacâncias. Mas, destas, 187 estão bloqueadas pelo decreto, restando apenas 111 para provimento.
O que é o bloqueio de vagas no Estado do Rio?
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em junho, publicou dois decretos. Juntos, bloqueiam mais de 9.500 cargos vagos originados durante o Regime de Recuperação Fiscal no Estado.
Na época, a Folha Dirigida questionou o Ministério da Economia, pasta que conta com o Conselho de Supervisão do RRF-RJ. A pasta informou que o bloqueio deverá vigorar até o encerramento do Regime de Recuperação Fiscal, ou seja, 5 de setembro de 2020.
Entretanto, se houver prorrogação do RRF, o bloqueio ficará válido até setembro de 2023. Neste período, porém, os concursos RJ não ficam proibidos. Se o estado quiser realizá-los deverá observar alguns critérios.
Para a Economia, o estado pode repor vacâncias. Essas vagas não podem estar listadas nos decretos de bloqueio assinados por Witzel. Além disso, o Artigo 8° da Lei Complementar permite apenas a realização de concurso público para reposição de vagas que surgiram ao longo do RRF.
Ou seja, concursos públicos apenas para cadastro de reserva não podem ser realizados. Para isso, o órgão precisa comprovar que precisa, pelo menos, repor uma vaga, desde que esta não esteja bloqueada.
Naquela época, o edital contou com uma oferta de 800 vagas, sendo 640 para homens e 160 para mulheres A carreira tem exigência de nível médio e carteira nacional de habilitação na categoria "B".
A expectativa é de que o edital venha com a mesma estrutura do anterior, com diversas etapas de seleção, sendo elas:
prova objetiva
teste de capacidade física
exame psicotécnico; e
avaliação de sanidade físico e mental
Seap RJ terá edital com 93 vagas para cargos da saúde