O edital do novo concurso SEDF para professores temporários está cada vez mais próximo. O Instituto Quadrix, contratado como banca organizadora, criou a página para inscrições e para disponibilizar os principais documentos da seleção.
A página já conta com informações sobre a escolaridade exigida no concurso, de nível superior, e sobre a faixa de remuneração, de até R$6.427,71.
De acordo com a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, a publicação do edital está prevista para primeira quinzena de agosto. Já as provas devem ocorrer em novembro.
"O concurso para contrato temporário [...] o edital deve sair em torno do dia 15 de agosto, e a prova em novembro, em data a ser marcada", disse a secretária, em entrevista ao DF1, da Rede Globo, no dia 4 deste mês.

A oferta será para formação de um banco de professores substitutos para Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no ano letivo de 2026.
Isso significa que os aprovados poderão ser convocados durante todo o prazo de validade do concurso, de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, conforme a necessidade da pasta.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!
Concurso SEDF: veja áreas, requisitos e remuneração
As oportunidades do concurso para temporários do DF serão para lecionar nas seguintes áreas:
- Administração;
- Arquitetura;
- Artes;
- Biologia;
- Biomedicina;
- Ciências Naturais;
- Construção Civil;
- Contabilidade;
- Direito;
- Educação Física;
- Eletrônica;
- Eletrotécnica;
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Filosofia;
- Física;
- Fisioterapia;
- Gastronomia;
- Geografia;
- História;
- Informática;
- LEM/Alemão;
- LEM/Espanhol;
- LEM/Francês;
- LEM/Inglês;
- LEM/Japonês;
- Letras Libras;
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Música;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Pedagogia;
- Psicologia;
- Química;
- Radiologia;
- Sociologia; e
- Telecomunicações.
Para se inscrever será necessário ter graduação em nível superior de licenciatura plena ou bacharelado/tecnólogo na respectiva área. A remuneração será de R$6.427,71.
Os locais de atuação dos professores serão organizados por bancos vinculados às seguintes Coordenações Regionais de Ensino:
- Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.
As informações constam no projeto básico do concurso, que funciona como um espelho para o edital e que a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso.
Candidatos serão avaliados por provas objetivas
Os candidatos do concurso SEDF serão avaliados por provas objetivas. A aplicação está prevista para novembro, conforme adiantado pela secretária Hélvia.
As avaliações para a área de formação de Pedagogia deverão ser realizadas em turno contrário ao das demais áreas.
Serão cobrados 120 itens para julgamento como 'certo' ou 'errado', sendo 20 de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Complementares e 50 de Conhecimentos Específicos.
Apenas para a área de formação em Música ainda haverá uma prova prática. Já para atuação na Educação Especial será feita uma análise documental.
Quer acompanhar concursos do Centro-Oeste e do Brasil todo? Entre no grupo do WhatsApp e fique por dentro. Acesse aqui!
Concurso SEDF para efetivos está previsto para 2026
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal também prepara um novo concurso SEDF para efetivos. Segundo a secretária Hélvia Paranaguá, o edital está previsto para abril de 2026.
"O concurso para efetivo, que também ficou acordado em mesa de negociação [...] o edital vai sair em abril de 2026".
A informação sobre a nova seleção no próximo ano já constava na proposta encaminhada pelo Governo do Distrito Federal para o fim da greve de professores, no mês de junho.
A proposta ainda previa a prorrogação do edital de 2022 (vigente até o último dia 27 de julho) por mais dois anos, a reestruturação da tabela de titulação, além da nomeação de pelo menos 3 mil aprovados até dezembro deste ano.
O último concurso de efetivos da Secretaria de Educação do Distrito Federal ocorreu em 2022, com 4.254 vagas imediatas mais o cadastro de reserva.
Ainda conforme a secretária, até dezembro mais professores serão convocados.
"Nós firmamos um acordo exatamente para que, até dezembro, nós tenhamos 3 mil novos professores. Pode começar antes? Pode, mas o compromisso é que até dezembro saiam mais 3 mil novas nomeações de professores", disse Hélvia Paranaguá.
