
Desta forma, o edital deve ser disponibilizado nos próximos dias no Diário Oficial do DF.
Inicialmente, a secretária tinha informado que o edital seria divulgado até 15 de agosto. Porém, nas vésperas da data, o governo publicou a Portaria Conjunta nº 40, de 6 de agosto de 2025, que modificou os requisitos para a carreira de magistério público do DF.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a Secretaria de Educação justificou que, diante das alterações, foi preciso fazer adequações, atrasando o edital.
Com o novo prazo passado pela secretária, acredita-se que os ajustes já tenham sido concluídos. A própria SEDF tinha falado que os esforços eram para publicar o edital com a maior brevidade possível.
O Instituto Quadrix, contratado como banca organizadora do concurso, já criou a página para inscrições e para disponibilizar os principais documentos da seleção.
O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!
Concurso SEDF será para professores substitutos
O concurso será destinado à formação de um banco de professores substitutos na rede de ensino do DF para o ano letivo de 2026.
Isso quer dizer que os aprovados poderão ser convocados durante todo o prazo de validade do concurso, que será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, conforme a necessidade da pasta.
As oportunidades serão para lecionar nas seguintes áreas:
- Administração;
- Arquitetura;
- Artes;
- Biologia;
- Biomedicina;
- Ciências Naturais;
- Construção Civil;
- Contabilidade;
- Direito;
- Educação Física;
- Eletrônica;
- Eletrotécnica;
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Filosofia;
- Física;
- Fisioterapia;
- Gastronomia;
- Geografia;
- História;
- Informática;
- LEM/Alemão;
- LEM/Espanhol;
- LEM/Francês;
- LEM/Inglês;
- LEM/Japonês;
- Letras Libras;
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Música;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Pedagogia;
- Psicologia;
- Química;
- Radiologia;
- Sociologia; e
- Telecomunicações.
O requisito para inscrição será o nível superior de licenciatura plena ou bacharelado/tecnólogo na respectiva área. A remuneração será de R$6.427,71.
Os locais de atuação dos professores serão organizados por bancos vinculados às seguintes Coordenações Regionais de Ensino, como:
- Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.
Os dados constam no projeto básico do concurso, que funciona como um espelho para o edital e que a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso.
Candidatos serão avaliados por provas objetivas
O concurso SEDF para temporários terá provas objetivas. A aplicação está prevista para novembro, de acordo com o adiantado pela secretária Hélvia.
As avaliações para a área de formação de Pedagogia deverão ser realizadas em turno contrário ao das demais áreas.
Os candidatos terão que responder a 120 itens para julgamento como 'certo' ou 'errado', sendo 20 de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Complementares e 50 de Conhecimentos Específicos.
Apenas para a área de formação em Música ainda haverá uma prova prática. Já para atuação na Educação Especial será feita uma análise documental.
ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.
Concurso SEDF: edital para efetivos está previsto para 2026
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal também prepara um novo concurso SEDF para efetivos. De acordo com a secretária Hélvia Paranaguá, o edital está previsto para abril de 2026.
"O concurso para efetivo, que também ficou acordado em mesa de negociação [...] o edital vai sair em abril de 2026".
A informação sobre a nova seleção no próximo ano já tinha sido adiantada na proposta encaminhada pelo Governo do Distrito Federal para o fim da greve de professores, no mês de junho.
A proposta ainda previa a prorrogação do edital de 2022 (vigente até o último dia 27 de julho) por mais dois anos, a reestruturação da tabela de titulação, além da nomeação de pelo menos 3 mil aprovados até dezembro deste ano.
O último concurso de efetivos da Secretaria de Educação do Distrito Federal foi aberto em 2022, com 4.254 vagas imediatas mais o cadastro de reserva.
Segundo a secretária, até dezembro mais professores serão convocados.
"Nós firmamos um acordo exatamente para que, até dezembro, nós tenhamos 3 mil novos professores. Pode começar antes? Pode, mas o compromisso é que até dezembro saiam mais 3 mil novas nomeações de professores", disse Hélvia Paranaguá.
Quer acompanhar concursos do Centro-Oeste e do Brasil todo? Entre no grupo do WhatsApp e fique por dentro. Acesse aqui!
