A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi escolhida como banca organizadora do novo concurso Sedu ES (Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo). A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 6.
O próximo passo será a assinatura de contrato entre as partes. Com essa formalização, a FCC poderá finalizar o cronograma do concurso junto com a Secretaria de Educação. Serão definidas, por exemplo, as datas de inscrição e provas.
Com todos esses detalhes concluídos, o edital será publicado. A estimativa é que o documento com as regras da seleção seja divulgado nos primeiros meses de 2022.
Em dezembro de 2021, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou que o edital do concurso Sedu ES não deve demorar a ser publicado.
“No início do ano que vem, a gente lança o edital da Polícia Militar. Da Secretaria de Educação também não deve demorar muito”, disse Casagrande, em entrevista ao portal Tribunal Online.
A dispensa de licitação para contratação da FCC também confirma que o concurso terá oferta para os cargos de professor MaPB, professor MaPP e agente de suporte educacional.
Além disso, os candidatos serão avaliados por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Concurso Sedu ES deve ter oferta de 1.500 vagas
A oferta deve ser de 1.500 vagas efetivas, sendo 900 para professores e 600 para agente de suporte educacional. As oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira:
- Professor MaPB (Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA): 800 vagas;
- Professor MaPP (professores em função Pedagógica): 100 vagas;
- Agente de Suporte Educacional: 600 vagas.
Os quantitativos foram informados pelo governo ao deputado estadual Bruno Lamas.
Conforme o edital do último concurso para agente de suporte educacional, os requisitos para a carreira são: ensino médio completo e certificado de curso de informática básica (Windows, Word e Excel), com carga horária mínima de 40 horas.
Já para professores é necessário ter nível superior na modalidade de Licenciatura Plena.
O novo concurso para a Sedu ES será para reposição de profissionais que se aposentaram ou foram exonerados dos cargos.
Segundo o governador Renato Casagrande, parte dessa vacância é ocupada, hoje em dia, por docentes contratados em regime de designação temporária (DT).
Último concurso para Sedu ES foi há quatro anos
A Secretaria de Educação do Espírito Santo realizou, em 2018, seu último concurso para efetivos. Ao todo, foram disponibilizadas 1.025 vagas para as carreiras de pedagogo e professor em diversas especialidades.
As chances foram divididas da seguinte maneira: pedagogo (87) e professores nas disciplinas de Arte (58), Biologia/Ciências (108), Educação Física (73), Espanhol (uma), Filosofia (três), Física (67), Geografia (117), História (58).
Assim como Língua Inglesa (10), Língua Portuguesa (170), Matemática (227), Química (44), Sociologia (duas). Tais chances foram para os 78 munícipios que abrangem a Região Metropolitana do Estado.
Os salários dos professores da rede estadual, na época, foram de R$2.081,68 para docentes com licenciatura plena, a R$3.732,67, para os com doutorado, por 25 horas semanais. Os contratados tiveram direito ainda ao auxílio-alimentação.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) também foi a banca organizadora. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos.
O exame de múltipla escolha foi composto por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Específicos, com caráter eliminatório e classificatório.
O concurso Sedu ES teve como objetivo substituir as vagas de professores temporários por efetivos. Com isso, o governo do Estado afirmou que ganhou na operacionalidade e otimização dos recursos.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!