Segundo o documento, o processo encontra-se em tramitação junto aos órgãos competentes do Governo do Estado, dando início às tratativas para abertura do concurso.
Cabo Maciel destacou a importância do novo concurso para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados na rede estadual de ensino.
“A notícia de que a Seduc já está em processo para a realização de um novo concurso público é uma vitória da educação do nosso estado. Esse é um passo fundamental para fortalecer a rede, valorizar os servidores e garantir qualidade de ensino para milhares de alunos em todas as regiões do Amazonas”, afirmou o parlamentar.
O requerimento apresentado pelo deputado reforçou a necessidade de recomposição do quadro funcional da Seduc, considerando o aumento da demanda escolar e a carência de profissionais em diversas áreas, principalmente no interior do estado.
Cabo Maciel também garantiu que acompanhará de perto os próximos passos até a publicação do edital.
“Seguiremos cobrando celeridade para que esse concurso se torne realidade o quanto antes, assegurando oportunidades para os profissionais da educação e melhorias efetivas no ensino público amazonense”, concluiu.
Até o momento, o novo concurso Seduc AM ainda não tem o número de vagas, cargos ou data de edital divulgados. A expectativa é de que a publicação do documento ocorra assim que as tratativas internas forem concluídas.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Após sete anos, um novo concurso Seduc AM está previsto com vagas efetivas
(Foto: Divulgação)
Em 2023, a Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc AM) lançou um processo seletivo simplificado voltado à contratação de professores para o ano letivo de 2024.
O concurso ofereceu 3.658 vagas temporárias, sendo 179 destinadas à capital, Manaus, e 3.479 para municípios do interior do estado. Os salários iniciais chegavam a R$5,1 mil.
As oportunidades contemplaram docentes para diversas modalidades, incluindo ensino regular, educação especial, ensino mediado por tecnologia, sistema prisional e educação indígena.
Fique por dentro dos concursos no Norte e em outras regiões. Entre no grupo do WhatsApp do Qconcursos Folha Dirigida. Acesse aqui!
Último concurso Seduc AM foi realizado em 2018
O último concurso Seduc AM teve edital publicado em 2018, oferecendo um total de 8.175 vagas distribuídas entre diversos cargos:
- Professor (20h) – 6.499 vagas
- Professor (40h) – 597 vagas
- Pedagogo – 151 vagas
- Assistente social – 37 vagas
- Bibliotecário – 50 vagas
- Contador – 5 vagas
- Engenheiro – 7 vagas
- Estatístico – 2 vagas
- Fonoaudiólogo – 3 vagas
- Nutricionista – 40 vagas
- Psicólogo – 36 vagas
- Assistente-Técnico – 108 vagas
- Merendeiro – 600 vagas
Segundo dados da banca organizadora, 4.787 aprovados foram para o cargo de professor, distribuídos entre a capital e o interior do estado.
Os docentes puderam atuar nos ensinos regular, tecnológico e indígena, sendo esta última modalidade ofertada pela primeira vez em um concurso da Seduc AM.
O concurso registrou recorde de inscrições, com 238.593 candidatos convocados para as provas objetivas.
Para cargos de níveis fundamental, médio e médio/técnico foram cobradas 40 questões, enquanto para os cargos de nível superior e professores (20 e 40 horas) foram aplicadas 50 perguntas.
As provas abordaram conteúdos de Conhecimentos Básicos e Específicos. Além disso, houve prova prática para os cargos de merendeiro e tradutor/intérprete de Libras, bem como avaliação de títulos para os cargos de nível superior.
