Concurso Seduc RS: sindicato pede mais vagas e cargos de apoio
Sindicato pede que concurso Seduc RS ofereça mais vagas e contemple outras carreiras além do magistério.
Autor:
Publicado em:02/02/2021 às 15:24
Atualizado em:02/02/2021 às 15:24
No início de janeiro o governo gaúcho anunciou a autorização para o concurso Seduc RS com 1.500 vagas no magistério. Mas a oferta ainda não agrada a categoria, que promete lutar pela ampliação desse número e pela inclusão de outras carreiras no edital.
A pauta foi levantada em reunião do Conselho Geral do Cpers, o maior sindicato representante dos trabalhadores da Educação do Rio Grande do Sul. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 29.
Segundo informações da entidade, o pleito da categoria é que o Estado conceda autorização para que o concurso Seduc RS contemple também vagas para funcionários de escola, ou seja, em carreiras da área de apoio.
O sindicato também quer que sejam concorridas mais vagas para professores, e não apenas as 1.500 anunciadas. A entidade agora deve iniciar uma campanha para lutar e pressionar o governo estadual para atendimento desses pedidos.
Além de pedir mais vagas, o Cpers também destaca que há urgência na realização de concurso público para funcionários de escola em todos os cargos. A ampliação da oferta, porém, depende do aval do Poder Executivo.
Concurso Seduc RS tem autorização para 1,5 mil vagas
O concurso Seduc RS 2021 foi confirmado no início de janeiro pelo governador, Eduardo Leite, no mesmo dia em que ele anunciou o planejamento do estado para contratar mais de 3 mil servidores este ano. Entre eles, 1.500 professores estaduais.
De acordo com o chefe do Poder Executivo, o edital para preencher essas vagas já está autorizado. Ainda não se sabe, contudo, quando o edital será publicado.
Os professores do magistério gaúcho atualmente possuem vencimentos iniciais de até R$2.168,32. Mas em alguns casos, como os professores das séries finais, o salário é pago por hora/aula, indo até R$75,76 h/a.
Dependendo da especialidade, a vaga pode exigir o curso Normal de nível médio ou a graduação com licenciatura plena. Mas as áreas que serão contempladas no edital ainda não foram divulgadas.
A Folha Cursos pode te ajudar na preparação para o concurso Seduc RS:
Segundo o governo estadual, mais de 4 mil aposentadorias foram registradas no quadro do magistério da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Foram 3.463 publicadas só em 2019 e 559 publicadas em 2020.
A Seduc RS também tem déficit de servidores da área de apoio. E o acordo firmado com o Ministério Público em 2019 pedia que vagas de "professores, especialistas e servidores na Rede Pública Estadual de Ensino" fossem supridas a partir do ano letivo de 2021.
Últimos concursos somaram 11 mil vagas
O último concurso para o magistério do Rio Grande do Sul foi aberto em 2013. A seleção ofertou 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade Normal.
As oportunidades foram para todo o estado em diversas áreas, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.
Já para servidores do quadro de apoio das escolas, o concurso anterior foi em 2014 e teve oferta de 1.393 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram em cargos de níveis médio e técnico.
As chances eram para agente educacional I - técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional II - assistente financeiro (270), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais - Libras (76).
O material de preparação da Folha Dirigida pode te ajudar: