Concurso SEED AP: governador anuncia editais para junho

Governador Waldez Góes anuncia que editais do concurso SEED AP serão publicados no mês de junho. Oferta superior a 2 mil vagas!

Autor:
Publicado em:13/05/2022 às 15:16
Atualizado em:13/05/2022 às 15:16

O governador do Amapá, Waldez Góes, informou que os editais do concurso para Secretaria de Estado de Educação (SEED AP) devem ser publicados em junho. A oferta deve ser superior a 2 mil vagas efetivas. 

O anúncio foi feito na quinta-feira, 12, durante o programa do governador nas redes sociais. “Já em junho devem sair os editais dos concursos da Educação”, disse Góes.

Ele também adiantou que a contratação da banca organizadora do concurso SEED AP deve ser concluída ainda neste mês de maio. O nome da instituição escolhida não foi revelado. 

“Até o final do mês, a gente contrata a banca e os editais saem já em junho. Você que é concurso, vai se preparando”. 

Vale destacar que a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca contratada para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Amapá, que tiveram os editais publicados no final de abril

Porém, ainda não há informações se a FCC também organizará o concurso da Educação do Estado.

Confira o anúncio do edital do concurso SEED AP para junho: 

A realização dessa seleção foi anunciada pelo governador Waldez Góes desde dezembro de 2021.  Na época, ele informou que o concurso para SEED AP terá 2.022 vagas.

Desse quantitativo, 1.589 serão para professor classe C; 150 para pedagogo; 40 para tradutor e intérprete de libras; 167 para cuidador; e 76 para especialista em educação. 

A primeira previsão era que o edital fosse publicado em março. O que acabou não acontecendo. 

► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos

Ministério Público cobra novo concurso SEED AP

No início de 2021, após ter ingressado com uma ação civil pública, o Ministério Público do Amapá (MP AP) teve uma sentença favorável que determinou a realização do concurso SEED AP no ano passado. 

Desde 2017, o Ministério Público do Amapá cobra o Estado sobre a contratação indevida de servidores sem concurso público. Os profissionais contratados nessas condições, por exemplo, não recebem cópia dos seus contratos e nem recebem os mesmos direitos dos efetivos. 

De acordo com o MP, há denúncias de professores que afirmam que entre as consequências estão: salário inferior, supressão de 13º e férias, mesmo desempenhando as mesmas atividades e quantidades de horas que os efetivos.

Em fevereiro de 2020, o órgão obteve uma liminar para que o Estado se abstivesse de realizar novos processos seletivos simplificados, já que no último edital foram oferecidas 254 vagas para contratação temporária.

Tais chances, na época, ainda poderiam ter sido preenchidas com o cadastro reserva do último concurso público para profissionais efetivos da educação no Amapá. Hoje, essa seleção já não está mais vigente. 

Último concurso SEED AP para efetivos ocorreu em 2012

O último concurso SEED AP para efetivos teve edital publicado em 2012. A oferta foi de 1.492 vagas, em carreiras dos níveis médio e superior. As remunerações, na época, chegavam a R$2.643,08.

O destaque do concurso foi o cargo de professor, com 1.339 vagas e exigência de nível superior.

Com a Fundação Universa como banca, os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

Foi aplicada ainda uma prova prática para as carreiras de intérprete de libras e instrutor (diversas áreas), além de prova discursiva para pedagogo, especialista e professor.