Concurso SEED RR: governador assina convocação de mil aprovados

O governador de Roraima, Antonio Denarium, assinou a convocão de mil aprovados no concurso SEED RR, para o magistério indígena.

Autor:
Publicado em:29/07/2022 às 09:18
Atualizado em:29/07/2022 às 09:18

Mil aprovados no concurso SEED RR, que contou com o mesmo número de vagas para o magistério indígena, serão convocados pelo Governo de Roraima. O decreto de convocação já foi enviado para a publicação no Diário Oficial do Estado.

O anúncio das convocações foi feito pelo governador Antonio Denarium, por meio de um vídeo publicado em sua rede social.

"Assinei na manhã desta quinta feira 28, o decreto de convocação dos 1000 professores indígenas do primeiro concurso específico e diferenciado para atender as comunidades indígenas realizado no Brasil", disse o governador.

Após a publicação no Diário Oficial, caberá à Secretaria de Gestão Estratégica de Administração (Segad) marcar as datas de entrega dos documentos, perícia e a posse dos professores aprovados. 

Os convocados irão lecionar em 253 unidades de ensino de 12 municípios do Estado de Roraima, atendendo cerca de 17 mil alunos.

"O reforço do quadro efetivo de docentes é uma de nossas ações para melhorar a qualidade da educação escolar indígena, além dos investimentos contínuos na infraestrutura dos prédios escolares com revitalizações, reformas e entrega de mobiliários novos", ressaltou o governador, na época em que foram realizadas as provas.

Governador anuncia chamada de mil aprovados no concurso SEED RR (Foto: Divulgação)
Governador anuncia chamada de mil aprovados no
concurso SEED RR (Foto: Divulgação)

Concurso SEED RR ofereceu mil vagas

Publicado em dezembro de 2021, o edital do concurso SEED RR ofereceu mil vagas para o magistério indígena. As oportunidades foram distribuídas por diversas regiões do estado, em cargos dos níveis médio e superior.

Do total de vagas, 300 foram para candidatos com nível médio completo, na modalidade normal (magistério). Neste caso, o salário inicial oferecido foi de R$3.004,80, para uma jornada de 30 horas.

As outras 700 vagas foram destinadas a candidatos com nível superior, com licenciatura das seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Espanhola;
  • Língua Inglesa;
  • Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências Biológicas;
  • Geografia; 
  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • História;
  • Química;
  • Física; e
  • Arte.

Os candidatos aprovados, nas vagas para graduados, terão salário inicial de R$3.782,94 e uma jornada de trabalho de 30 horas.

Com a organização do Idecan, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos. Na primeira etapa, foram cobradas 50 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Lógico e 25 Específicas. 

Ao todo, 2.707 pessoas foram convocadas para os exames. Para ser aprovado, era preciso alcançar, cumulativamente, 30% do total da prova de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, e, no mínimo, 30% de acertos na parte Específica (sete questões).

Somente foram corrigidas as provas discursivas dos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 30 na objetiva e que conseguirem se classificar até o limite de duas vezes o quantitativo de vagas por cargo/área.

Os aprovados foram então convocados para o exame de títulos. Com a conclusão do processo, o concurso segue válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.