Concurso Seeduc RJ: governador autoriza 677 vagas temporárias

Governo do Rio de Janeiro autoriza preenchimento de mais 677 vagas temporárias de professores da Seeduc RJ para 2023. Confira!

Autor:
Publicado em:29/03/2023 às 16:33
Atualizado em:29/03/2023 às 16:33

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou nesta quarta-feira, 29, a contratação de 677 professores temporários para atuar na Secretaria de Estado de Educação (Seeduc RJ) no ano letivo de 2023. O edital com as normas da seleção será publicado em até dez dias no Diário Oficial. 

 As mais de 600 vagas estarão distribuídas da seguinte maneira:

  • 400 vagas para Docente I, com 18 horas semanais;
  • 242 vagas para Docente I, com 30 horas semanais;
  • 15 vagas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais;
  • 20 vagas para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais, para suprir vagas em unidades prisionais e socioeducativas.

Haverá reserva para pessoas com deficiência (5%), negros e índios (20%) e para candidatos com hipossuficiência econômica (10%). 

Para se candidatar ao cargo de professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental será necessário atender aos seguintes requisitos: ter curso de ensino médio na modalidade normal ou Licenciatura Plena em Pedagogia.

Já para docente I em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio será preciso ter Licenciatura Plena e/ou formação específica prevista na legislação para lecionar as disciplinas do currículo oficial da Seeduc.

Em ambos os casos também será requerido não ter matrícula ativa na Secretaria de Educação e não ter firmado contrato temporário nos últimos 12 meses. 

Fachada da sede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Seeduc RJ tem mais de 600 novas vagas temporárias autorizadas (Foto: Reprodução/Google Street View)

Ainda não há informação se o processo seletivo será feito por análise de currículos ou por provas objetivas. Em 2022, a Seeduc RJ também abriu vagas temporárias para docentes.

Na ocasião, foi cobrada uma etapa única: avaliação de títulos e experiência do candidato como professor. Os candidatos foram pontuados por cursos de especialização, mestrado, doutorado na área de atuação, além de tempo de serviço como professor.

A maior idade foi o critério de desempate para classificação do participante. 

2023 será o ano da Educação, diz Cláudio Castro

Outra medida anunciada pelo governador do Estado foi a prorrogação de até 1.323 contratos de professores para as turmas de Ensino Fundamental e Médio. 

A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 29. Considerando as novas vagas temporárias e prorrogação dos contratos, serão mais 2 mil profissionais em sala de aula para atender estudantes neste ano letivo.

O governador Cláudio Castro afirmou que o aval tem como objetivo reduzir a carência de professores na rede.

"Este será o ano da educação. A contratação dos professores é mais uma das medidas implantadas pelo governo para melhorar o ensino público estadual".

Para a secretária de Educação, Roberta Barreto, aumentar o número de professores é uma de suas prioridades. 

"A iniciativa do governo é fundamental para garantir o acesso e permanência dos nossos jovens em sala de aula. Afinal, os professores são os verdadeiros pilares do ensino", declarou a titular da Seeduc RJ. 

Concurso Seeduc RJ para efetivos está em estudo

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro informou à Folha Dirigida que já tem estudos em andamento para um novo concurso Seeduc RJ para efetivos. O edital deve ser concluído depois do término da convocação de 2 mil aprovados nas seleções de 2013 e 2014, anunciada pelo governador. 

Confira a nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social da pasta à Folha Dirigida: 

"A Secretaria de Estado de Educação informa que, no momento, está completando a convocação dos aprovados no concurso dos anos de 2013 e 2014. Em breve a Seeduc estará concluindo os estudos para a montagem deste novo edital".

Logo após tomar posse no dia 1º de janeiro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, declarou que a Educação será uma prioridade em seu novo mandato. De acordo com ele, um concurso para professores já está autorizado para 2023. O objetivo é preencher o déficit na rede estadual. 

"Temos um déficit de professores, principalmente em disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática. Autorizei a preparar um concurso grande, sobretudo, para matérias em que a gente tem mais dificuldades. Será em 2023", disse o governador, em entrevista ao jornal Extra.