Concurso Sefaz AM 2021: comissão organizadora é formada

Concurso Sefaz AM conta com uma comissão organizadora, que deverá elaborar o projeto básico do edital e definir o número de vagas e cargos.

Autor:
Publicado em:03/08/2021 às 15:45
Atualizado em:03/08/2021 às 15:45

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas formou a comissão organizadora do seu novo concurso Sefaz AM. A portaria, com os nomes dos integrantes, foi publicada no Diário Oficial da pasta, na última segunda-feira, 2.

De acordo com o documento, a comissão conta com 13 membros, entre eles representantes da Sefaz AM e das Secretarias Executiva do Orçamento, da Receita e do Tesouro Estadual, além de membros ligados aos sindicatos da categoria. 

Conforme a portaria, a comissão terá 15 dias corridos, cabendo prorrogação, para concluir os trabalhos, que incluem:

  • a apresentação do orçamento autorizado para a realização do concurso e o levantamento da demanda de pessoal;
  • a definição do perfil dos candidatos por meio do conteúdo programático macro;
  • a necessidade de etapas extras de seleção por cargo (prova escrita discursiva e/ou redação), além da prova objetiva; e a
  • definição da quantidade de dias e regiões de aplicação das provas.

Após a conclusão de todas essas etapas, a banca organizadora deverá ser escolhida e contratada. Somente com o contrato assinado, o edital poderá ser publicado.

Prepare-se para concursos da área Fiscal com Folha Cursos

Inicie sua preparação com Folha Cursos

Sefaz AM fala sobre os estudos para o novo edital 

Em abril deste ano, a Secretaria de Fazenda do Amazonas falou sobre a realização do concurso Sefaz AM. Segundo a pasta, os estudos já estavam em andamento.

No entanto, em decorrência das restrições sanitárias impostas pela Covid-19 e também em obediência ao decreto governamental, que impossibilita as contratações no sentido de não elevar as despesas públicas, ainda não havia previsão para a publicação do edital.

"A Secretaria de Fazenda enfatiza que existe a intenção de realizar o certame a fim de suprir deficiência no seu quadro funcional. Tão logo seja seguro e não existam impedimentos legais para a realização do concurso, a administração da Sefaz AM dará prosseguimento às etapas seguintes", concluiu a pasta.

A seleção é aguardada há anos. Em 2020, a secretária adjunta da Secretaria de Fazenda do Amazonas, Alana Barbosa Valério Tomaz, tinha a expectativa de realizar o concurso. Na época, pelo menos 400 vagas estavam disponíveis no quadro permanente da pasta.

Concurso Sefaz AM segue previsto (Foto: Divulgação/Sefaz-AM)
Comissão é formada para o novo concurso Sefaz AM
(Foto: Divulgação/Sefaz-AM)

 

Outro fator que reforça a necessidade de um novo concurso Sefaz AM é que a Secretaria é uma das instituições públicas que estão na mira, desde 2018, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O órgão está de olho naqueles que não realizam seleções públicas e contratam apenas temporários. 

Em fevereiro de 2018, o Tribunal divulgou que iria intensificar a fiscalização em órgãos que estão há mais de cinco anos sem realizar concurso

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Secretaria de Fazenda do Amazonas
  • Cargos: a definir
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Edital: em estudo

Último concurso Sefaz AM tem 16 anos

Se realmente acontecer, este será o segundo concurso público que a Sefaz AM realiza em 26 anos! Em 2014 o órgão chegou a confirmar um novo edital e informou que estava realizando o estudo dos quadros para definir o número vagas.

No entanto, o concurso ficou só na promessa. Agora, com as expectativas do órgão, espera-se que a seleção efetivamente aconteça.

O concurso anterior, realizado em 2005, reuniu cerca de 25.566 candidatos e contou com 390 vagas, em cargos dos níveis médio e superior. 

Das oportunidades, 15 foram para analista de tecnologia da informação, 25 para analista do tesouro estadual, 100 para auditor fiscal de tributos estaduais, 50 para técnico da fazenda estadual, 20 para técnico de arrecadação de tributos estaduais e 180 para assistente administrativo.

A remuneração era de R$8 mil, valor que atualmente deve ser corrigido. A seleção foi composta por prova objetiva, com questões de Português e Inglês para todos os candidatos, Conhecimentos Específicos, além de curso de formação específico para cada cargo.