Concurso Sefaz CE: sindicato critica secretária por descartar edital

Após a titular da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, descartar o concurso Sefaz CE para auditor adjunto, categoria cobrou compromisso.

Autor:
Publicado em:24/10/2022 às 15:30
Atualizado em:24/10/2022 às 15:30

O Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf CE) repudiou a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, que negou, na última semana, a realização de um novo concurso Sefaz CE, com vagas para auditor adjunto.

"Não temos perspectiva mais para esse concurso", disse a titular da pasta.

A recusa do novo edital deixou a categoria surpresa, já que a postura não estaria de acordo com os compromissos assumidos publicamente com os concurseiros e com o próprio sindicato.

Em setembro, durante reunião com o Sintaf CE, a secretária admitiu a necessidade de reforço nos quadros da pasta, mas afirmou que não havia folga financeira para as convocações, alegando o impacto negativo com a limitação das alíquotas do ICMS.

"Porém, o entendimento do Sintaf é o mesmo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que, em reunião com o sindicato e a Sefaz, em 13 de novembro de 2021, afirmou que não há nenhum impedimento jurídico para a realização do certame", diz a categoria.

Após a declaração da secretária, a categoria afirmou que vai continuar defendendo o novo concurso para o cargo de auditor fiscal adjunto, com as mesmas atribuições e tabela salarial.

"Os fazendários não podem ficar calados diante de mais um acordo descumprido, de mais um ato de desdém (ou desvalorização) com a Sefaz. O Sintaf está mobilizando as unidades fazendárias e, em breve, divulgará um novo calendário de ações sindicais", disse.

Concurso Sefaz CE teve avanços em 2021

Em junho de 2021, representantes do Sintaf CE e da Administração Fazendária se reuniram para debater mais uma vez o concurso Sefaz CE.

Na ocasião, a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, revelou que a banca organizadora do concurso já teria sido escolhida.

Vale lembrar que, no dia 2 daquele mês, Folha Dirigida trouxe a informação de que o processo de escolha da organizadora estava em andamento.

Conforme o projeto básico, a oferta inicial seria de 35 oportunidades para auditor fiscal adjunto. Apesar dos avanços, o concurso não prosperou em 2022. 

A carreira tem o nível superior, em qualquer área, como requisito. Conforme informações passadas à época, o concurso seria composto por provas objetivas, discursivas e de títulos.

Secretária descarta concurso Sefaz CE para auditor adjunto e categoria exige edital (Foto: Divulgação)
Secretária descarta concurso Sefaz CE para auditor adjunto,
mas categoria exige edital (Foto: Divulgação)

Veja como foi o último concurso Sefaz CE

O último concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará ofereceu 94 vagas imediatas. Desse total, 50 foram para auditor fiscal da receita estadual, cargo generalista que exigiu o nível superior em qualquer área.

As demais oportunidades foram distribuídas pelas seguintes especialidades:

  • auditor fiscal contábil-financeiro (13);
  • auditor fiscal jurídico (20); e
  • auditor fiscal de tecnologia da informação (11).

Nesses casos, os candidatos deveriam ter nível superior na área específica, ou seja, Ciências Contábeis/Administração/Economia, Direito ou Ciências da Computação/Informática/Processamento de Dados.

Os aprovados contam com ganhos de R$16.045,30, para jornada de 40 horas de acordo com o regime estatutário. Como as vagas foram imediata, a seleção não contou com cadastro reserva.