Concurso Sefaz RR tem baixa abstenção, avalia comissão

O concurso Sefaz RR, que teve suas primeiras etapas realizadas no último domingo, 7, teve baixa abstenção, segundo a comissão organizadora.

Autor:
Publicado em:08/11/2021 às 07:21
Atualizado em:08/11/2021 às 07:21

O Governo do Estado de Roraima realizou no último domingo, 7, as primeiras provas do concurso Sefaz RR. Dos 3.740 candidatos inscritos, apenas 905 não compareceram nos locais de provas, gerando uma baixa abstenção, segundo a comissão organizadora. 

"A abstenção de 24,19% é considerada baixa em relação à média de 30% a 40% registrada nos últimos concursos feitos no país", disse o governo.

Conforme o secretário da Fazenda, Marcos Jorge de Lima, não foi registrada nenhuma intercorrência durante a aplicação das provas.

"Estive logo cedo visitando os locais de prova junto com a comissão organizadora do certame e com o representante do Cebraspe, para que pudéssemos verificar organização, distanciamento entre os candidatos, ou seja, as medidas de segurança e combate ao Covid. Tudo saiu dentro do esperado", afirmou. 

De acordo com o Cebraspe, responsável pela organização do concurso, as provas foram aplicadas em nove locais diferentes e começaram às 8h (horário local), com duração total de cinco horas.

Na ocasião, os candidatos responderam a 100 questões, sendo elas de:

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa (dez questões);
  • Matemática e Estatística (três);
  • Administração Pública e Economia (duas);
  • Direito Constitucional (seis);
  • Direito Administrativo (seis);
  • Direito Civil e Direito Empresarial (cinco);
  • Direito Penal (três); e
  • Contabilidade (15).

Conhecimentos Específicos

  • Direito Tributário (20); e
  • Legislação Tributária (30).

Conforme o edital, a divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas será feita na próxima terça-feira, dia 9, a partir das 19h (horário de Brasília), no site do Cebraspe.

O período para interposição de recursos e pela manutenção de gabaritos será de 10 a 12 deste mês, das 10h do primeiro dia às 18h do último dia, considerando sempre o horário de Brasília.

Para ser aprovado será preciso obter nota igual ou superior a 15 pontos em Conhecimentos Gerais e a 30 pontos na parte Específica.

Além disso, somente serão classificados, para o curso de formação, os primeiros 40 aprovados na ampla concorrência e os cinco primeiros para as oportunidades reservadas aos PcDs. O resultado final da prova objetiva será publicado no dia 29 de novembro. 

Concurso Sefaz RR teve provas no último domingo, 7 (Foto: Secom)
Concurso Sefaz RR teve provas no último domingo, 7
(Foto: Secom)

 

Sefaz RR oferece 20 vagas mais cadastro reserva

De acordo com o secretário da Fazenda, a previsão é para que o concurso seja totalmente concluído ainda este ano. A seleção ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Ao todo, são oferecidas 20 vagas imediatas mais cadastro de reserva, para o cargo de auditor fiscal de tributos estaduais.

Para concorrer, é preciso ter o nível superior completo em qualquer área. Os aprovados serão lotados em Boa Vista ou em algum dos municípios onde a Sefaz RR tem posto de fiscalização.

Os ganhos iniciais oferecidos para a carreira são de R$2.412,97 mais gratificação de estímulo à produtividade.

Os contratados atuarão com jornada de 40 horas, sujeitando-se, quando estabelecido, ao sistema de rodízio de períodos diurnos e noturnos, ficando garantido, na hipótese de escala de serviço de 24 horas, descanso de 72 horas consecutivas, para o início da outra escala de trabalho.