Concurso Sefaz RR: banca em 10 dias e edital até agosto
O edital do concurso Sefaz RR deve ser lançado em até 40 dias, já a banca organizadora será contratada e revelada nos próximos dez dias.
Autor:
Publicado em:02/07/2021 às 11:25
Atualizado em:02/07/2021 às 11:25
O edital do próximo concurso Sefaz RR será publicado em até 40 dias, sendo assim, até o início de agosto. A previsão é da própria Secretaria da Fazenda do Estado de Roraima.
Ainda segundo a pasta, nos próximos dez dias será finalizado o processo de contratação da banca organizadora. Segundo fontes da Folha Dirigida, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o organizador mais cotado.
Pelo cronograma, as provas serão realizadas 60 dias após a publicação do edital. Desta forma, é possível que os exames ocorram em setembro ou outubro deste ano.
Ao todo, serão oferecidas 30 vagas para o cargo de auditor-fiscal de tributos estaduais. Desse total, 20 serão para contratação imediata e as outras dez para a formação de um cadastro de reserva, que será usado ao longo do prazo de validade da seleção.
A carreira é destinada a profissionais com o nível superior completo em qualquer área de conhecimento.
Prepare-se para concursos da área Fiscal com Folha Cursos
Confira detalhes das provas do concurso Sefaz RR
De acordo com o projeto básico do edital, os candidatos do concurso serão avaliados por meio de provas objetivas e curso de treinamento, ambos de caráter eliminatório. Todas as etapas ocorrerão na cidade de Boa Vista.
A prova objetiva contará com questões de Direito Tributário e Legislação Tributária; Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Penal e Comercial; Contabilidade Geral, Comercial, de Custos e Pública; Economia, Matemática e Estatística; e Português.
Já o curso de treinamento terá os seguintes conteúdos programáticos:
Direito Tributário e Direito Penal – carga horária total de 24 horas: abordagem genérica do Direito Tributário Brasileiro, com ênfase na competência tributária estadual; e Direito Tributário Penal, com ênfase nos crimes contra a ordem tributária;
Legislação Tributária 1 – carga horária total de 24 horas: abordagem da Legislação Tributária Estadual, com ênfase nos documentos eletrônicos e sistema de escrituração digital (NFe, CTe, MDFe, BPe, NF3e e SPED);
Legislação Tributária 2 e Contabilidade Geral – carga horária total de 24 horas: abordagem da Legislação Tributária, com ênfase nos dispositivos legais da ação fiscal (art. 840 a 906 do RICMS-RR); e Contabilidade, com ênfase em auditoria fiscal e tributária.
Administração Pública – carga horária total de 16 horas: abordagem do Regime Jurídico do Grupo TAF (LC 008/94), LC 053/2001, estrutura organizacional da Sefaz RR (regimento interno), Lei 072/94 (Contencioso Administrativo Fiscal), Lei 773/2010 (Corregedoria Fazendária) e Ética no Serviço Público.
O projeto básico confirma ainda a necessidade do novo concurso Sefaz RR diante do déficit de auditores na pasta.
Segundo o documento, para 2025, estima-se uma redução de servidores na ordem de 32,70%, representando assim uma perda de, aproximadamente, um terço do efetivo atual (52 servidores).
Sem a recomposição da carreira, a expectativa para o quadro após 2025 é de apenas 35 servidores. Por isso, existe a necessidade de contratar, pelo menos, mais 30 profissionais para chegar ao total de 82 auditores.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Secretaria da Fazenda do Estado de Roraima (Sefaz RR)
Cargos: auditor fiscal de tributos estaduais
Vagas:30 (20 imediatas e dez em cadastro)
Requisito: nível superior em qualquer área
Remuneração: a definir
Banca: Cebraspe (mais cotado)
Previsão de edital: até agosto de 2021
Último edital foi publicado há 15 anos
O último concurso da Secretaria da Fazenda de Roraima ocorreu há 15 anos, em 2006. Na época, também foram oferecidas 30 vagas para a carreira até então nomeada de fiscal de tributos (atual auditor-fiscal), com jornada de 40 horas.
O salário era de R$5.484,09, com requisito de nível superior em Administração, Direito, Economia ou Ciências Contábeis.
A seleção teve o Centro de Extensão, Treinamento e Aprimoramento Profissional (Cetap) como organizador.
Em 2006, o concurso também foi dividido em duas etapas: prova de múltipla escolha e curso de formação e treinamento. No exame objetivo, os candidatos responderam a perguntas de:
Língua Portuguesa (dez questões);
Conhecimentos Gerais (25); e
Conhecimentos Específicos (25).
Para ser aprovado era preciso obter pontuação igual ou superior a 30 na prova objetiva e estar entre os 36 primeiros habilitados no exame. A seleção ficou válida por dois anos, com possibilidade de prorrogação.