Concurso Sefaz RR pode ter edital em agosto e provas em outubro
O edital do concurso Sefaz RR pode ser publicado em agosto, com provas ocorrendo em outubro, segundo membro da comissão organizadora.
Autor:
Publicado em:26/07/2021 às 10:44
Atualizado em:26/07/2021 às 10:44
O edital do concurso Sefaz RR pode ser publicado a qualquer momento. A previsão, no entanto, é para o início de agosto. Desta forma, as provas ocorreriam em outubro.
Segundo o auditor e membro da comissão organizadora, Márcio Picolli, as datas ainda não estão definidas, mas é possível que os eventos ocorram nestes meses (edital em agosto e provas em outubro).
Ainda segundo Picolli, com as etapas de seleção ocorrendo nos próximos meses, as nomeações ficarão para 2022, logo após a conclusão do curso de formação, etapa final do concurso.
Ao todo, o concurso Sefaz RRcontará com 30 vagas para o cargo de auditor fiscal de tributos estaduais. Desse total, 20 serão para contratação imediata e as outras dez para a formação de um cadastro de reserva, que será usado ao longo do prazo de validade da seleção.
A carreira é destinada a profissionais com o nível superior completo em qualquer área de conhecimento.
De acordo com o projeto básico do edital, os candidatos do concurso serão avaliados por meio de provas objetivas e curso de treinamento, ambos de caráter eliminatório. Todas as etapas ocorrerão na cidade de Boa Vista.
A prova objetiva terá questões de Direito Tributário e Legislação Tributária; Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Penal e Comercial; Contabilidade Geral, Comercial, de Custos e Pública; Economia, Matemática e Estatística; e Português.
Prepare-se para concursos da área Fiscal com Folha Cursos
Concurso Sefaz RR terá Cebraspe como organizador
Na última semana, um dos últimos trâmites, antes da publicação do edital do concurso Sefaz RR, foi concluído. A comissão de fiscalização do contrato com a banca organizadora foi formada.
A equipe, que conta com os servidores Marcio Aparecido Picolli e Josiane Silva de Souza, ficará responsável por fiscalizar e acompanhar a execução do contrato com a banca organizadora, o Cebraspe.
A banca foi oficializada à frente do concurso no último dia 16, durante anúncio do governador de Roraima, Antonio Denarium.
"É um momento histórico para Roraima. O último concurso feito para auditores da Sefaz ocorreu em 2006 e, hoje, temos um grande déficit desses profissionais. É a oportunidade de atender a uma demanda do estado, da categoria e também das pessoas que buscam uma oportunidade no serviço público", destacou Antonio Denarium.
De acordo com o secretário da Fazenda, Marcos Jorge, a previsão é para que o concurso seja totalmente concluído ainda este ano.
Os aprovados poderão ser lotados em Boa Vista ou em algum dos municípios onde a Sefaz RR tem posto de fiscalização.
"O concurso, além de fortalecer o trabalho da Sefaz, garante maior estabilidade para os profissionais e também movimenta toda uma cadeia econômica, proporcionando a abertura de cursinhos preparatórios e outros meios para facilitar a vida dos concurseiros, gerando emprego e renda para muita gente", disse o secretário.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Secretaria da Fazenda do Estado de Roraima (Sefaz RR)
Cargos: auditor fiscal de tributos estaduais
Vagas:30 (20 imediatas e dez em cadastro)
Requisito: nível superior em qualquer área
Remuneração: a definir
Banca: Cebraspe
Previsão de edital: até agosto de 2021
Veja como foi o último concurso Sefaz RR em 2006
O último concurso da Secretaria da Fazenda de Roraima ocorreu há 15 anos, em 2006. Na época, também foram oferecidas 30 vagas para a carreira até então nomeada de fiscal de tributos (atual auditor-fiscal), com jornada de 40 horas.
O salário era de R$5.484,09, com requisito de nível superior em Administração, Direito, Economia ou Ciências Contábeis.
A seleção teve o Centro de Extensão, Treinamento e Aprimoramento Profissional (Cetap) como organizador.
Em 2006, o concurso também foi dividido em duas etapas: prova de múltipla escolha e curso de formação e treinamento. No exame objetivo, os candidatos responderam a perguntas de:
Língua Portuguesa (dez questões);
Conhecimentos Gerais (25); e
Conhecimentos Específicos (25).
Para ser aprovado era preciso obter pontuação igual ou superior a 30 na prova objetiva e estar entre os 36 primeiros habilitados no exame. A seleção ficou válida por dois anos, com possibilidade de prorrogação.