Concurso Sejus ES tem parecer favorável para 600 vagas de inspetor

Secretarias do Espírito Santo emitem parecer favorável para realização de novo concurso Sejus ES com 600 vagas de inspetor penitenciário.

Autor:
Publicado em:11/03/2021 às 16:38
Atualizado em:11/03/2021 às 16:38

A Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo obteve parecer favorável para realização do novo concurso Sejus ES. A solicitação é para abertura de 600 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para inspetor penitenciário, cargo de nível médio.

O pedido teve manifestação positiva pela Subsecretaria de Estado para Assuntos do Sistema Penal, pela Subsecretaria de Estado de Administração e Desenvolvimento de Pessoas e pela Secretaria de Estado de Governo.

Na última segunda-feira, 8, o secretário de Justiça do Espírito Santo, Luiz Carlos Cruz, emitiu um despacho em que afirma que o governador do Estado também autorizou a realização do concurso. Porém, o aval ainda não foi publicado no Diário Oficial.

Folha Dirigida entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Justiça para confirmar tais informações. Porém, o setor disse que ainda não há uma autorização oficial para abertura do concurso.

Tal liberação deverá ser divulgada nos canais oficiais do governo. Até o momento, de acordo com a Assessoria de Imprensa, há apenas uma tramitação interna e a emissão de pareceres quanto à realização do novo concurso Sejus ES.  

Inspetores penitenciários do Espírito Santo
Concurso Sejus ES tem 600 vagas previstas para inspetor penitenciário
(Foto: Divulgação)

O último concurso para efetivos da Secretaria de Justiça do Estado ocorreu em 2012. Desde então, a pasta vê o número de cargos vagos aumentar nas unidades penitenciárias.

Em 2018, o então governador Paulo Hartung chegou a autorizar uma nova seleção para efetivos da Sejus ES. Porém, o edital não foi publicado. A oferta seria de 200 vagas para inspetor penitenciário.

A carreira exige o ensino médio completo; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior; altura mínima de 1,65m, se homem e 1,60m, se mulher.

A remuneração inicial é de R$2,7 mil (valor de 2018 com a inclusão do auxílio-alimentação). Desde 2014, os cargos de agente penitenciário e agente de escolta e vigilância penitenciária passaram a ser denominados ‘inspetor penitenciário’.

Resumo concurso Sejus ES 2021

  • Órgão: Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo
  • Vagas: 600 previstas
  • Cargo: inspetor penitenciário
  • Requisito: ensino médio completo
  • Edital: previsto para 2021

Concurso Sejus ES tem reserva no Orçamento de 2021

A realização do concurso Sejus ES está prevista no Orçamento do Espírito Santo para 2021. Assim como para outros seis órgãos.

São eles: Secretaria de Fazenda (Sefaz ES), Polícia Civil (PC ES), Polícia Militar (PM ES), Secretaria de Educação (Sedu), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Ieses) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Em fevereiro, o governo do Estado publicou o Decreto nº 4.818-R, que suspende novas seleções até dezembro deste ano. Tal ato colocou em dúvida a divulgação dos editais previstos para 2021.  

Em resposta à Folha Dirigida, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) confirmou que serão realizados os sete concursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021.

Uma vez que é possível que os órgãos peçam exceção ao decreto. Para isso, devem encaminhar a solicitação à Comissão de Melhoria da Eficiência e Racionalização dos Gastos Públicos (CMERGP).

As definições de prazos e quantitativo de vagas são de competência de cada Secretaria e Órgão.

“Mesmo com o Decreto nº 4.818-R, de 10 de fevereiro de 2021, publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (11/02), que estabelece medidas de contingenciamento e racionalização de gastos do Poder Executivo Estadual no ano de 2021, serão realizados os concursos públicos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021”, consta em nota enviada à reportagem.

Inicie sua preparação para o concurso Sejus ES

Com a estimativa de novo concurso para Sejus ES em 2021, os interessados devem começar a preparação o quanto antes. Isso porque os estudos antecipados aumentam as chances de aprovação.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas.

Estude para concursos com a Folha Cursos!

Em 2019, Sejus ES teve seleção para temporários

Para conter a necessidade por novos funcionários, a Secretária de Estado de Justiça do Espírito Santo abriu, no final de 2019, um processo seletivo para temporários. O edital trouxe a oferta de 100 vagas para as regiões da Grande Vitória e Aracruz, Norte e Sul.

Houve ainda a formação de cadastro de reserva, na qual os aprovados puderam ser convocados no decorrer do prazo de validade.

A seleção foi realizada apenas pela entrega de documentação comprobatória da qualificação profissional. Além da comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.

Por sua vez, o último concurso Sejus ES para efetivos ocorreu em 2012. Na época, foram disponibilizadas 500 vagas. Desse total, 250 foram para agente de escolta e vigilância penitenciária e 250 para agente penitenciário.

Ambos os cargos tiveram como requisito o ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade de 18 a 30 anos. Além de, na data da aplicação da prova de condicionamento físico, estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

Com organização da Fundação Vunesp, os candidatos foram avaliados por até seis etapas:

  • 1ª. Fase: Prova Objetiva;
  • 2ª. Fase: Prova de Condicionamento Físico;
  • 3ª. Fase: Exame de Saúde;
  • 4ª. Fase: Prova de Aptidão Psicológica;
  • 5ª. Fase: Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada;
  • 6ª. Fase: Curso de Formação.

A prova objetiva foi composta por 50 questões, das quais 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades) e 20 de Conhecimentos Específicos (Direitos Humanos, Lei nº 7.210/84 – Lei de Execução Penal, Lei Complementar Estadual n.º 46/94, Lei n.º 9.455/97: Define os Crimes de Tortura).