Concurso Sejus ES: edital com 600 vagas está previsto até agosto

Edital do concurso Sejus ES, com 600 vagas para inspetor penitenciário (policial penal), deve ser publicado até agosto. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:12/07/2023 às 12:50
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O edital do concurso Sejus ES, com 600 vagas para inspetor penitenciário (policial penal), tem um novo prazo para publicação.


O documento deve ser disponibilizado até o mês de agosto. A informação foi divulgada pelo Serra Empregos, do Jornal Tempo Novo. 


Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo (Sejus ES), responsável por organizar o concurso, para confirmar a previsão. 


De acordo com a pasta, "o edital do concurso para inspetor penitenciário está sob análise da Procuradoria Geral do Estado. Só após conclusão da avaliação será possível prever uma data para lançamento do certame".


Inicialmente, a promessa era que o edital fosse publicado até junho. O próprio secretário de Justiça do Espírito Santo, André Garcia, falou sobre isso em suas redes sociais. "Agora em junho vamos publicar", disse o titular da pasta.


Porém, a previsão acabou não sendo cumprida, uma vez que o edital ainda não foi disponibilizado.


O concurso Sejus ES terá oferta de 600 vagas imediatas para inspetor penitenciário (policial penal) mais cadastro de reserva. 


Haverá reserva de cotas para pessoas com deficiência, negros e indígenas. A carreira tem como requisitos o nível médio completo, mínimo de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E. 


O salário básico é de R$3.107,65 mais auxílio-alimentação de R$300 para jornada de trabalho de 40 horas. Após a nomeação, o servidor escolherá a lotação, observada a ordem de classificação e disponibilidade de vagas. 


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

Sejus ES prepara concurso para inspetores penitenciários (policiais penais)

(Foto: Divulgação)


O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) foi contratado como organizador do concurso. Ele ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das etapas, como as provas objetivas. 

Estrutura de provas do concurso Sejus ES está definida

Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao projeto básico do concurso. O documento traz informações sobre o cargo, vagas, requisitos e também sobre a estrutura de provas. 


De acordo com o projeto básico, que funciona como um espelho para o edital, o concurso Sejus ES para inspetor penitenciário será composto por seis etapas: 

  • Provas objetivas e de redação;
  • Prova de aptidão física;
  • Exame de saúde;
  • Exame psicotécnico;
  • Investigação Social;
  • Curso de formação. 

As provas objetivas terão 60 questões, sendo 35 de Conhecimentos Gerais e 25 de Conhecimentos Específicos com as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico e Atualidades;
  • Conhecimentos Específicos: Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal. 

A prova de redação será sobre tema fornecido no momento da prova. Apenas serão corrigidas as provas de redação dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva.


O último concurso da Secretaria de Justiça para servidores efetivos ocorreu em 2012. Foram abertas 500 vagas, sendo 250 para agente de escolta e vigilância penitenciária e 250 para agente penitenciário.


Quer saber quais concursos da região Sudeste estão previstos para o segundo semestre? Veja lista completa!

Regulamentação da carreira de policial penal está em análise

O secretário de Justiça, André Garcia, falou, em maio, sobre a regulamentação da carreira de policial penal no Espírito Santo. Segundo ele, o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa até final de agosto, segundo cronograma previamente divulgado. 


O projeto de lei contemplará a organização da estrutura e da carreira.  

“Sobre a estrutura da Polícia Penal, a Sejus sugeriu alterações mínimas com o intuito de tornar a estrutura mais enxuta e racional. A conclusão desta fase deve ocorrer na próxima semana”, falou o secretário.

Ele ainda mencionou os próximos passos. “A seguir, a SEGER iniciará a elaboração da proposta de organização da carreira, seguindo rigorosamente o cronograma mencionado”.


A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que institui a Polícia Penal do Espírito Santo foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2021.


Com isso, os agentes e inspetores penitenciários são reconhecidos como policiais penais. Porém, a carreira ainda precisa de regulamentação. O que está em curso no momento.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!