Concurso Sejusp MG: saem locais de prova de agente socioeducativo

Locais de prova do concurso Sejusp MG para agente socioeducativo já estão disponíveis para consulta. Aplicação será no domingo, 5 de março!

Autor:
Publicado em:28/02/2023 às 12:31
Atualizado em:28/02/2023 às 12:31

As provas do concurso para agentes socioeducativos da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) estão confirmadas para domingo, 5 de março.

Os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora. 

As avaliações serão realizadas no turno da tarde nas cidades de e Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí, conforme escolha no momento da inscrição. 

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início das provas está previsto para às 13h15. Os candidatos deverão comparecer munidos de documento de identidade com foto, de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e do Cartão de Convocação para as provas.

Serão aplicadas avaliações objetivas e discursivas. Os concorrentes deverão responder a 60 questões distribuídas pelas disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico: 5 questões;
  • Informática Básica: 5 questões;
  • Noções de Direito: 10 questões;;
  • Direitos Humanos: 10 questões;
  • Legislação Especial: 20 questões.

Eles também deverão elaborar uma redação. Apenas terão as provas discursivas corrigidas 1.215 candidatos do sexo masculino com as melhores pontuações na objetiva e as 135 candidatas do sexo feminino.

O participante poderá levar seu Caderno de Questões somente nos 30 minutos finais das provas.

Provas do concurso foram remarcadas duas vezes

A aplicação dos exames objetivos e discursivas estava marcada inicialmente para o dia 18 de dezembro de 2022. Porém, para não coincidir com a final da Copa do Mundo, foi remarcada para 12 de fevereiro de 2023.

A organização do concurso precisou adiar novamente a aplicação dos exames para março em "virtude da realização dos blocos pré-carnaval, especialmente na cidade de Belo Horizonte, que afetaria diretamente os acessos aos locais de provas previstos, comprometendo o bom andamento das provas". 

Agentes socioeducativos de Minas Gerais
Sejusp MG realiza novo concurso com 270 vagas para agentes socioeducativos (Foto: Divulgação)

concurso Sejusp MG ainda será composto pelas etapas de: Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica; Exames médicos; Prova de Condicionamento Físico; Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada; Curso de Formação Técnico Profissional.

A prova de condicionamento físico, por sua vez, consistirá na execução dos exercícios de: barra fixa; abdominal; salto em distância; e corrida de 12 minutos. O cronograma das demais etapas do concurso será divulgado oportunamente.

Concurso Sejusp MG reúne mais de 20 mil candidatos

O concurso para agente socioeducativo registrou mais de 20 mil inscrições para 270 vagas. O quantitativo foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador da seleção. 

O cargo tem como requisito apenas o ensino médio completo. A comprovação da escolaridade será feita no ato de posse.

A remuneração inicial é de R$5.097,15 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. A contratação será pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.

Os aprovados serão lotados nas unidades socioeducativas da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE), atendendo às necessidades da administração e conforme escolha do candidato a ser realizada no ato da posse.

Os agentes socioeducativos têm as seguintes atribuições: exercer atividades de vigilância e escolta nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas - SUASE -, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semi-liberdade.

Além de garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.