Concurso Sejusp MG: provas de socioeducativos passam para março

Provas do concurso Sejusp MG para agentes socioeducativos são remarcadas novamente para o dia 5 de março deste ano. Confira!

Autor:
Publicado em:24/01/2023 às 09:38
Atualizado em:24/01/2023 às 09:38

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) remarcou novamente as provas do concurso para agentes socioeducativos. Agora, a aplicação ocorrerá no dia 5 de março. 

De acordo com comunicado da Secretaria, a mudança na data ocorreu em "virtude da realização dos blocos pré-carnaval, especialmente na cidade de Belo Horizonte, que afetaria diretamente os acessos aos locais de provas previstos, comprometendo o bom andamento das provas". 

O novo cronograma ficou da seguinte maneira:

  • Convocação - 1ª Etapa: Prova Objetiva e Redação: 24/02/2023;
  • Divulgação dos locais de provas no site do IBFC: 27/02/2023;
  • Realização - 1ª Etapa: Prova Objetiva e Redação: 05/03/2023. 

As provas do concurso Sejusp MG para agente socioeducativo já tinham sido remarcadas pela primeira vez no ano passado. Para não coincidir com a final da Copa do Mundo 2022, no dia 18 de dezembro, as avaliações foram adiadas para 12 de fevereiro de 2023. 

Porém, agora em função do Carnaval, passaram para o mês de março. 

Os exames objetivos e discursivos serão realizados nos municípios de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Agentes socioeducativos de Minas Gerais
Concurso Sejusp MG oferece 270 vagas efetivas para agentes 
socioeducativo (Foto: Divulgação)

Na parte objetiva, os candidatos terão que responder a 60 questões distribuídas pelas disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico: 5 questões;
  • Informática Básica: 5 questões;
  • Noções de Direito: 10 questões;;
  • Direitos Humanos: 10 questões;
  • Legislação Especial: 20 questões.

Eles também deverão elaborar uma redação. Apenas terão as provas discursivas corrigidas 1.215 candidatos do sexo masculino com as melhores pontuações na objetiva e as 135 candidatas do sexo feminino.

concurso Sejusp MG ainda será composto pelas etapas de: Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica; Exames médicos; Prova de Condicionamento Físico; Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada; Curso de Formação Técnico Profissional.

A prova de condicionamento físico, por sua vez, consistirá na execução dos exercícios de: barra fixa; abdominal; salto em distância; e corrida de 12 minutos. O cronograma das demais etapas do concurso será divulgado oportunamente.

Concurso Sejusp MG registra 22 mil candidatos

O concurso para agente socioeducativo registrou o total de 22.894 inscrições para 270 vagas. O quantitativo foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador da seleção. 

Veja a distribuição dos inscritos por sexo: 

  • Agente socioeducativo - masculino: 15.544 inscritos para 274 vagas;
  • Agente socioeducativo - feminino: 7.350 inscritos para 27 vagas.

O cargo,tem como requisito somente o ensino médio completo. A comprovação da escolaridade será feita no ato de posse.

A remuneração inicial é de R$5.097,15 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. A contratação será pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.

Os aprovados serão lotados nas unidades socioeducativas da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE), atendendo às necessidades da administração e conforme escolha do candidato a ser realizada no ato da posse.

Os agentes socioeducativos têm as seguintes atribuições: exercer atividades de vigilância e escolta nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas - SUASE -, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semi-liberdade.

Assim como garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.