Concurso Semec Teresina PI terá edital com mais de mil vagas

Previsto há anos, concurso Semec Teresina PI é anunciado, com mais de mil vagas, para cargos de professor, pedagogo, técnicos e mais.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:05/07/2023 às 11:32
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O concurso Semec Teresina, no Piauí, contará com até mil vagas. O anúncio foi feito pela prefeitura nesta quarta-feira, 5.


Segundo o município, a Secretaria Municipal de Educação contará com oportunidades para professor do primeiro ciclo, professor do segundo ciclo, pedagogo e psicopedagogo, com carga horária de 20h ou 40h, a depender da função exercida.


A Prefeitura de Teresina também prevê concurso para arquiteto, engenheiro, engenheiro agrimensor, estatístico e auxiliares operacionais.


Em entrevista ao Notícia da Manhã desta quarta-feira, 5, o secretário de Educação, Nouga Cardoso, falou sobre a criação das carreiras e o processo para a abertura do concurso.

"Encaminhamos também a mensagem para a criação de vagas para profissões necessárias para o planejamento da Semec, como biblioeconomia, fonoaudiologia, psicopedagogia, engenharia civil, agronomia, ciências contábeis, administração, entre outros", pontuou o secretário.

O Projeto de Lei (PL) que viabiliza a realização do concurso foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina na última terça, 4, conforme a prefeitura, mas ainda não há previsão de votação.


Em anúncio no Salão Nobre do Palácio da Cidade, o prefeito Dr. Pessoa afirmou que este será o maior concurso público já realizado para a Educação do município.


Pela primeira vez, serão ofertadas vagas para o cargo efetivo de psicopedagogo.

"Estamos buscando oferecer ainda mais profissionais para a melhor educação pública do Brasil. A nossa gestão, desde o seu primeiro dia, valoriza a educação e esse concurso é uma prova disso. Em breve, novos profissionais estarão trabalhando nas nossas escolas municipais", destacou o prefeito Dr. Pessoa.

Com a aprovação do PL, que cria novos cargos, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina contará com um quadro de 4.744 vagas para servidores efetivos.


Dessa forma, a perspectiva é que o próximo concurso oferte entre 800 e mil vagas, para preenchimento desse novo quadro de efetivos.


"A partir desse acréscimo, totalizarão mais de quatro mil vagas no quadro de efetivos. Obviamente que parte dessas vagas já estão ocupadas por servidores efetivos e outras estão ociosas. Essas vagas serão preenchidas no próximo concurso, mas também ainda haverá reservas de vagas para serem ocupadas no futuro, quando a rede necessitar do processo de expansão", explicou o secretário de Educação.


O mais completo plano do Qconcursos, com os melhores professores do país, está com uma oferta imperdível. Clique e confira!

Concurso Semec Teresina depende de aprovação da Casa Legislativa

(Foto: PMT)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas no Nordeste!

Veja como foi o último concurso Semec Teresina

O último concurso Semec Teresina foi realizado em 2019 e teve sua homologação publicada em 2020.


Na ocasião, foram oferecidas 140 vagas para professores da Educação Infantil e anos iniciais do nível fundamental, do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano, em diversas áreas.


Do total de vagas, 30 foram destinadas a professores do 1º Ciclo (do 1º ao 5º ano). Para concorrer, era preciso ter licenciatura em Pedagogia ou nível médio na modalidade Normal.


Mais 60 oportunidades foram destinadas à carreira de professor de 2º Ciclo (do 6º ao 9º ano), com licenciatura na área, sendo elas: Língua Portuguesa (30 vagas) e Matemática (30). 


As outras 50 vagas foram para professores das seguintes especialidades: Artes (dez); Ciências (dez); Ensino Religioso (dez); Geografia (dez); e História (dez).

Seleção foi suspensa duas vezes

A última seleção chegou a ser suspensa duas vezes. Primeiro, pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), e, depois, por conta da pandemia de Covid-19.


O concurso foi retomado em junho de 2020 e teve seus resultados publicados em agosto. 


Na época, os candidatos foram avaliados em duas etapas: provas objetivas e didáticas. A primeira contou com 50 questões específicas. 


Para o professor do 1º ciclo, no entanto, o exame cobrou 25 itens de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Os demais concorrestes responderam a questões da área/disciplina da vaga escolhida.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!