Em audiência pública realizada na Câmara Municipal, vereadores e sindicatos cobraram a realização de um novo concurso Semed Aracaju SE para efetivos. A última seleção com vagas para a Educação ocorreu há mais de dez anos.
Com autoria do próprio presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, a audiência teve o seguinte tema: "Concurso público do magistério na Educação do município de Aracaju", na última quarta, 29.
Na ocasião, o vereador Isac Silveira foi o responsável por presidir a audiência e discutiu sobre a ausência de concursos públicos no município de Aracaju SE, sobretudo para as áreas da Educação e Saúde, durante mais de dez anos.
Ele comentou que, mesmo com vários debates e ações, há uma demora e insistência em cargos comissionados, além da abertura de processos seletivos para contratar profissionais temporários.
"(...) existe uma demora por parte da prefeitura em apresentar soluções, eu e seis representantes de sindicatos, no início do mês, levamos a denúncia ao Ministério Público Estadual sobre o aumento de cargos comissionados em 2023 e a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 400 vagas que não atende adequadamente os profissionais e o serviço público”, disse Isac.
E não foi somente o vereador que citou a prevalência de cargos em comissão, sindicalistas também reforçaram o aumento desse tipo de cargo durante os últimos quatro anos na Prefeitura de Aracaju SE.
Também se questiona a falta de profissionais na área de Assistência Social, o que tem precarizado a prestação dos serviços públicos na região.
Fique por dentro dos concursos!
Falta de servidores gera escassez no serviço público
Durante a audiência, os presidentes sindicais que estivaram presentes denunciaram as secretarias, que estão sem servidores e os substituem por empresas privadas.
Houve uma reivindicação para o retorno de novos servidores públicos às atividade fim. Os manifestantes alegam que isso tem prejudicado a população.
Também foi evidenciada a escassez de psicólogos nas escolas.
Por fim, a audiência realizada evidenciou que é necessário, e urgente, a realização de concursos públicos para efetivos e que precisa-se priorizar o atendimento à população. Foi cobrado que hajam condições adequadas de trabalho para os servidores municipais.
Responsável pela audiência, o vereador Isac Silveira firmou o compromisso em buscar as soluções necessárias, além de cobrar a gestão pública.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Semed Aracaju SE vem realizando processos seletivos no lugar de novos concursos
(Foto: André Moreira/ Semed/Arquivo)
Aracaju SE realiza processo seletivo em 2023
Recentemente, a Prefeitura de Aracaju SE abriu um novo processo seletivo para professores substitutos. O objetivo era preencher 464 vagas, além de formar cadastro reserva em cargos temporários.
As oportunidades foram distribuídas por várias áreas e as inscrições foram recebidas de 1º a 8 de novembro, gratuitamente.
As vagas foram destinadas para as áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Língua Portuguesa (6º ao 9º ano); Matemática (6º ao 9º ano); História (6º ao 9º ano); Geografia (6º ao 9º ano); Ciências (6º ao 9º ano); Língua Inglesa (6º ao 9º ano) e Educação Física (1º ao 9º ano).
A remuneração mensal para a função de professor substituto é de RS 3.257,84, com carga horária de 40 horas semanais. Os selecionados irão atuar em escolas da rede pública municipal.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!