A Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag MG) e a Fundação João Pinheiro publicaram novo edital de concurso nesta quarta-feira, 27. A oferta é de 40 vagas para a carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
Do total de oportunidades, 20 são para ampla concorrência, quatro para pessoas com deficiência, oito para pessoas autodeclaradas negras, uma para pessoas autodeclaradas indígenas e sete para pessoas de baixa renda que sejam egressas de escola pública.
Para se candidatar é preciso ter, pelo menos, o ensino médio e inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
A remuneração inicial será de R$5.147,18. Os aprovados são lotados no quadro de pessoal da Seplag MG e seu exercício pode se dar em qualquer unidade administrativa da secretaria.
Anualmente, o concurso Seplag MG é realizado para ingresso na carreira EPPGG. A seleção ocorre em duas etapas: a primeira é o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, composto por provas objetivas e de redação.
A segunda fase consiste em um curso de graduação em Administração Pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.
O que faz um EPPGG? Os especialistas em políticas públicas e gestão governamental são responsáveis pela formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas.
Também pelas atividades relacionadas às áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade.
Assim como pela modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.
Concurso Seplag MG terá inscrições abertas em setembro
As inscrições ficarão abertas de 26 de setembro a 13 de outubro, pelo site da Fundação Cefetminas, banca organizadora. O primeiro passo é preencher o formulário com todas as informações solicitadas, incluindo o número de inscrição no Enem 2022.
Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$60. Nesse valor não está incluída a inscrição no Enem 2022.
Poderão solicitar a isenção da taxa: desempregados; membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico); e adolescente trabalhador ou menor aprendiz.
Para isso será necessário enviar a documentação comprobatória das condições de 26 a 29 de setembro para análise da banca organizadora.
Veja como serão as provas do concurso Seplag
A primeira etapa do concurso será composta pelas provas do Enem 2022, marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia será cobrada uma redação mais questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas.
No segundo dia, os exames serão compostos por questões de Ciências da Natureza e de Matemática.
Será eliminado do concurso Seplag MG o participante que não obtiver no Enem 2022, no mínimo, 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na prova de redação.
Os classificados serão convocados para iniciar o curso de graduação em Administração Pública com duração mínima de quatro anos e máxima de cinco anos. A frequência mínima obrigatória exigida é de 75% em cada disciplina da grade curricular do curso.
Será convocado para a realização do curso o candidato que for aprovado, classificado e habilitado até o limite das 40 vagas, respeitada a reserva para as cotas.
O concurso Seplag MG terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.