As inscrições do Exame foram abertas nesta segunda-feira, 5 de junho, e podem ser feitas até 16 de junho, pelo site do Inep. A taxa de inscrição é de R$85 e deve ser paga até o dia 21 de junho por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Em seguida, os interessados no concurso Seplag MG deverão realizar uma segunda inscrição, no site da banca a ser anunciada. A seleção já foi autorizada e teve a comissão organizadora formada. Porém, ainda não há detalhes sobre número de vagas, banca e cronograma.
Os concursos da Seplag MG para especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) são realizados anualmente em duas etapas. A primeira é o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, composto por provas objetivas e de redação.
As provas deste ano estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. A segunda fase consiste em um curso de graduação em Administração Pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.
Seplag MG organiza um novo concurso para EPPGG
(Foto: Gil Leornardi/ Governo de Minas Gerais)
Até 2022, a remuneração inicial da carreira era de R$5.147,18. Os valores atuais ainda não foram divulgados.
O que faz um especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental?
Os especialistas em políticas públicas e gestão governamental são responsáveis pela formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Também pelas atividades relacionadas às áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade.
Assim como pela modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.
Os especialistas são lotados no quadro de pessoal da Seplag MG e seu exercício pode se dar em qualquer unidade administrativa da secretaria.
Saiba como foi o último concurso Seplag MG para o cargo
O último concurso para ingresso na carreira EPPGG ocorreu em 2022. Foram disponibilizadas 40 vagas.
Desse total, 20 foram para ampla concorrência, quatro para pessoas com deficiência, oito para pessoas autodeclaradas negras, uma para pessoas autodeclaradas indígenas e sete para pessoas de baixa renda que sejam egressas de escola pública.
As inscrições foram recebidas pelo site da Fundação Cefetminas, banca organizadora contratada na época. A primeira etapa do concurso foram as provas do Enem 2022.
Foi eliminado o participante que não conseguiu, no mínimo, 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na prova de redação.
Os classificados foram convocados para iniciar o curso de graduação em Administração Pública com duração mínima de quatro anos e máxima de cinco anos. A frequência mínima obrigatória exigida foi de 75% em cada disciplina da grade curricular do curso.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!