O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou nesta terça-feira, 1º de julho, a realização de um concurso Seplag RJ, que há mais de dez anos não contava com novos editais.
O aval, publicado no Diário Oficial do Estado, é para provimento de 60 vagas efetivas para a Secretaria de Planejamento de Gestão. A lista completa de cargos, requisitos e salários ainda não foi informada.
O concurso foi autorizado após manifestações técnicas e jurídicas da própria Seplag RJ e também da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal (COMISARRF), além de ter parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Em vídeo publicado nas redes sociais, Cláudio Castro destacou a importância do concurso para a pasta de Planejamento e Gestão:
"Essa é a Secretaria que cuida dos gastos públicos, é a Secretaria que faz com que a gente tenha planejamento, que a gente saiba que o dinheiro vai dar para pagar tudo, que o nosso servidor não atrase mais salário. Então, investir na Secretaria de Planejamento, investir na Gestão é fundamental para a gente poder tratar com respeito o dinheiro que você paga em impostos. Estuda, se dedica e vem trabalhar com a gente".

Governo do RJ autoriza novo concurso para Seplag
(Foto: Divulgação/Governo RJ)
Após a publicação do aval no Diário Oficial, a Seplag RJ deverá cumprir uma série de etapas até o edital. A primeira delas é a formação de uma comissão organizadora.
Um grupo de servidores será designado para ficar à frente dos preparativos do concurso, como a definição das áreas, cargos e também pela escolha da banca organizadora.
Uma instituição será contratada para receber as inscrições do concurso, além de aplicar as provas aos candidatos.
Somente depois da contratação da banca, o edital poderá ser finalizado e publicado. O Governo do Rio de Janeiro ainda não revelou prazos oficiais para abertura do concurso.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!
Último concurso Seplag RJ foi aberto em 2013
Há mais de dez anos, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro não realiza novos concursos públicos. O último edital foi divulgado em 2013.
A oferta foi de 80 vagas, distribuída entre dois cargos:
- analista de planejamento e orçamento: 40 vagas; e
- especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG): 40 vagas.
Ambos os cargos exigiram nível superior completo em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Na época, a remuneração inicial foi de R$5.082, composta por vencimento básico e Gratificação de Desempenho de Atividade (GDA). Houve ainda pagamento de adicional de qualificação. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana.
Com organização da Fundação Ceperj, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, prova discursiva, avaliação de títulos e experiência profissional, além de curso de formação.
