O governo de Mato Grosso autorizou oficialmente a realização de um novo concurso para a Secretaria Estadual de Saúde (SES MT). O aval, publicado em edição extra do Diário Oficial de quarta-feira, 14, é para preenchimento de 406 vagas, em cadastro de reserva, para diversas áreas.
O último concurso para a Secretaria de Saúde foi realizado há 20 anos. O governador Mauro Mendes ressaltou a importância do ingresso de novos servidores efetivos.
"Fazer a Saúde funcionar tem sido a nossa prioridade desde o primeiro mandato, e temos investido muito em reformas, adequações de todos os regionais e construção de seis novos grandes hospitais. Tenho certeza que essas centenas de profissionais que serão chamados vão colaborar muito para que possamos oferecer uma saúde de qualidade a todos os mato-grossenses, especialmente para aqueles que mais precisam", disse.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, destaca que a pasta já trabalha para a contratação da empresa que irá elaborar o edital e realizar o concurso.
"Esse será o primeiro concurso realizado na Saúde em 20 anos. É uma vitória para os servidores da secretaria, que atualmente está com um quadro defasado", disse o gestor.
SES MT terá novo concurso para cargos efetivos
(Foto: Divulgação)
Em fevereiro, o governo de Mato Grosso tinha anunciado os trâmites para o novo concurso, com mais de 400 vagas. Porém, a autorização formal só foi divulgada agora em junho.
Os cargos, requisitos e salários que serão contemplados ainda não foram revelados.
Logo após a autorização oficial do concurso, a Secretaria de Planejamento e Gestão e a Secretaria de Saúde formaram nesta quinta-feira, 15, a comissão especial para organizar, coordenar, executar e concluir os trabalhos para o edital.
A comissão é formada por diferentes seguidores que deverão acompanhar os trâmites para a realização do concurso.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso não abre novo concurso público para efetivos há 20 anos. Para reverter o déficit funcional, a pasta realiza processos seletivos para a contratação de profissionais temporários.
No entanto, segundo o governador Mauro Mendes, essas seleções não anulam o novo concurso para efetivos.
"Vamos sim fazer o concurso, mas para aqueles cargos necessários. Estamos preparando um trabalho de teste seletivo, conforme recomendou o Ministério Público, porque estamos ampliando muito as cirurgias eletivas e não temos gente para fazer isso. E o concurso pode demorar até um ano para finalizar, entre começar, publicar, seguir todas as fases e chamar todas as pessoas", explicou Mendes, em fevereiro.
O Governo do Estado firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que existe um cronograma para publicação de um edital para efetivos.
O secretário de Saúde explicou que o governo já deveria ter aberto o concurso. Porém, a pandemia da Covid-19 postergou os trâmites.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!