Concurso Sesau AL 2021: comissão organizadora é formada
Foi formada a comissão organizadora do próximo concurso Sesau AL, que tem 1.200 vagas previstas para os níveis médio técnico e superior.
Autor:
Publicado em:01/03/2021 às 09:30
Atualizado em:01/03/2021 às 09:30
O Estado de Alagoas teve mais uma movimentação rumo à realização das seleções públicas previstas para este ano. Na última sexta-feira, 26, em suplemento publicado no Diário Oficial do Estado, foi formada a comissão organizadora do próximo concurso Sesau AL.
Conforme decreto assinado pelo governador Renan Filho, a comissão mista será presidida pelo secretário especial de Gestão e Patrimônio da Seplag de Alagoas, Sérgio Figueiredo, além dos seguintes servidores:
Luís Fernando Demartine Souza - Procuradoria Geral do Estado (PGE);
Eliaquim Ferreira dos Santos - Secretaria de Planejamento (Seplag);
Ana Carolina Lira - Secretaria de Saúde (Sesau);
Leuzi Anne Requião Cavalcanti Albuquerque (Seplag);
Érika Falcão de Lucena - Secretaria de Educação (Seduc);
Maria Fernanda Tavares Bezerra (Seplag);
Robson José da Silva (Sesau); e
André Luiz Ávila Cabral (Sesau).
Com a comissão formada, o próximo passo é a elaboração do projeto básico do edital e, posteriormente, o anúncio da banca organizadora.
Segundo a PGE, o concurso poderá ocorrer desde que esteja adequado às propostas orçamentárias e à Lei Complementar 173/2020, que permite novos editais apenas para a reposição de cargos vagos nos estados e municípios.
Previsto inicialmente para abril deste ano, o edital pode atrasar um pouco. De acordo com o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio da Seplag, Fabrício Marques Santos, é possível que a seleção seja aberta em maio.
"Talvez ele, esse da Saúde, não consiga ser um dos primeiros. Se não for publicado em abril, será publicado em maio", disse o secretário em entrevista exclusiva à Folha Dirigida no dia 28 de janeiro.
Concurso Sesau AL tem 1.200 vagas previstas
Em janeiro, durante entrevista à Folha Dirigida, Fabrício Marques confirmou o número de vagas e os cargos previstos para a seleção da Secretaria de Saúde de Alagoas.
Segundo ele, ao todo serão oferecidas 1.200 vagasem cargos dos níveis médio técnico e superior, sendo eles:
Nível médio técnico
técnico de enfermagem;
técnico de enfermagem socorrista;
técnico de laboratório; e
técnico de radiologia.
Nível superior
assistente social;
biomédico;
bioquímico;
enfermeiro;
enfermeiro socorrista;
farmacêutico;
fisioterapeuta;
fonoaudiólogo;
nutricionista;
psicólogo; e
médico (diversas especialidades).
Com a inauguração de novos hospitais, o concurso Sesau AL é uma necessidade do atual governo. O objetivo é preencher o quadro dos novos hospitais, como o da Mulher e outras unidades que estão sendo inauguradas.
"Na saúde pública, vamos fazer sim novos concursos. Eventualmente, vamos abrir concurso para suprir os profissionais que já estão saindo da rede ou para atender aos novos hospitais", disse o governador.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Resumo sobre a seleção
Órgão: Secretaria de Saúde do Alagoas
Cargos: técnicos e profissionais de saúde de diversas áreas
Vagas:1.200
Requisito: níveis médio técnico e superior
Remuneração: a definir
Banca: a definir
Status: em processo de escolha da banca
Cebraspe está entre as bancas cotadas
Os concursos Alagoas 2021 podem ter o Cebraspe como organizador. Isso porque, em dezembro, uma publicação no Diário Oficial do Estado expôs uma reunião entre o governo e a empresa.
O encontro foi para tratar sobre os concursos previstos para este ano, no Estado de Alagoas.
Segundo Fabrício Marques, o Cebraspe está entre as bancas mais cotadas por conta do seu histórico e necessidade de realizar as seleções de forma célere.
"Nesses últimos anos que estou na frente da pasta, todos os concursos foram feitos pelo Cebraspe [...] É o caminho mais natural para a realização dos concursos", disse o secretário.
No entanto, apesar do parecer favorável acerca da banca, por parte da PGE, o secretário adiantou que nem todas as seleções devem ficar com a organizadora, mas que há uma tendência para isso.
Prova disso é que, recentemente, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) entrou na disputa pela realização de, pelo menos, seis concursos previstos em Alagoas.