O prefeito de Fortaleza, José Sarto, revelou nesta terça-feira, 8, que o novo concurso para Secretaria Municipal de Educação (SME) deve ter convocações de aprovados ainda este ano. O prazo foi divulgado nas redes sociais do chefe do Executivo.
De acordo com Sarto, o projeto de lei que cria cargos para a realização do concurso SME Fortaleza está em fase adiantada de elaboração. O prefeito espera enviar o texto à Câmara Municipal em breve para que o edital possa ser publicado em seguida.
“A Prefeitura de Fortaleza já está em fase adiantada de elaboração de projeto de lei que cria cargos para a realização de concurso público para professor na nossa rede de ensino. Em breve, enviarei a matéria para a Câmara Municipal e a expectativa é realizar o certame e convocar os aprovados ainda neste ano”, disse José Sarto.
No início de fevereiro, o prefeito tinha adiantado que a intenção era divulgar o edital do concurso ainda no primeiro semestre. A oferta será para professores em caráter efetivo. Ainda não há informações se outras carreiras também serão contempladas.
O número de vagas está em discussão. Uma comissão organizadora está formada para discutir as necessidades da rede municipal, as questões orçamentárias e a viabilidade das contratações.
Em fevereiro, o prefeito sancionou a lei que estabelece o novo piso do Magistério, garantindo um reajuste total de 33,24% no salário dos professores da rede municipal de ensino. Fortaleza foi uma das primeiras capitais a assegurar a porcentagem anunciada pelo Governo Federal.
A categoria já havia sido beneficiada com reajuste de 11% e, em seguida, o município implementou o complemento de 22,24%, após aprovação pela Câmara de Vereadores. O incremento de 22,24% foi aplicado na folha deste mês de março, retroativo a janeiro.
Sem concurso, Fortaleza abriu 5 mil vagas temporárias
À espera de um novo concurso público, a Secretaria de Educação de Fortaleza realizou, em 2021, um processo seletivo para contratação de temporários. A Prefeitura publicou editais com 5.098 vagas para professores substitutos.
Do total de oportunidades, 3.240 foram para professores substitutos em áreas específicas, sendo 800 para contratação imediata e 2.440 para formação de cadastro de reserva. O valor da hora-aula foi de R$19,73.
As chances foram distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Matemática, Ciências, Geografia, Histórias, Educação Física e Ensino Religioso. Para se inscrever foi necessário ter licenciatura que habilite para ensino na respectiva área.
Foram disponibilizadas ainda 1.858 vagas em cadastro de reserva para professores substitutos das áreas de Pedagogia e Pedagogia Bilíngue. A hora-aula também foi de R$19,73.
A carreira teve como requisito diploma de nível superior, de licenciatura plena em Pedagogia em Regime Regular ou Especial (UVA) ou Formação de Professores do Ensino Fundamental – 1ª à 4ª Séries (UECE).
Em ambos os casos, para os profissionais das áreas bilíngues, foi preciso também possuir formação curricular ou complementar em Libras. A seleção foi realizada por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).
O processo seletivo teve prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Foram cobradas 40 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
De acordo com os editais, foi habilitado quem obteve, no mínimo, 50% das questões da prova. Ou seja, 20 questões certas.
Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.