A Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPTC GO) terá um novo concurso público em 2022.
De acordo com o governo do Estado, serão disponibilizadas 230 vagas para os cargos de perito, médico legista e auxiliar de autópsia.
As convocações de aprovados serão realizadas de forma escalonada. Para este ano, por exemplo, já estão previstas mais de 60 chamadas. As demais devem ocorrer entre 2023 e 2024, durante o prazo de validade do concurso SPTC GO.
De acordo com o deputado estadual e delegado Humberto Teófilo, o Instituto AOCP será o organizador do concurso. Ele será responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
O número de vagas por cargo ainda não foi confirmado. Segundo dados do Portal da Transparência, os salários iniciais do quadro da Polícia Técnico-Científica são:
- Auxiliar de autópsia: R$6.358,32;
- Perito criminal e médico legista: R$12.106,68.
No último concurso para o órgão, realizado em 2014, para se candidatar a auxiliar de autópsia foi preciso ter o ensino fundamental completo.
Já para perito criminal o requisito foi ter o nível superior completo em qualquer área. Enquanto para médico legista foi exigida a graduação em Medicina.
Além da Polícia Técnico-Científica, o governo de Goiás autorizou concursos para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Secretaria de Educação. Estão previstos sete editais com o total de 8,6 mil vagas para diversos cargos.
As datas de publicação dos editais ainda não foram reveladas.
Último concurso SPTC GO teve mais de 400 vagas
Realizado em 2014, o último concurso para Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiás apresentou 460 vagas imediatas mais cadastro de reserva. Desse total, 60 foram para auxiliar de autópsia, 50 para perito criminal e 150 para médico legista.
A banca organizadora foi a Fundação Universa. Os candidatos foram submetidos a três etapas:
1ª fase: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª fase: prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
3ª fase: avaliação da equipe multiprofissional (exclusivo aos candidatos com deficiência), de caráter eliminatório.
Por sua vez, a prova objetiva teve 60 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Realidade Étnica Social Histórica Geográfica Cultural Política e Econômica do estado de Goiás e do Brasil
- Raciocínio Lógico
- Noções de Direito
- Noções de Segurança do Trabalho
- Medicina Legal (cargo de Médico Legista)
- Noções da Legislação Aplicada à Perícia (Auxiliar de Autópsia)
A prova discursiva consistiu na elaboração de um texto dissertativo, de no máximo 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora, valendo entre o mínimo de zero e 30 pontos.
Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!