Acontece nesta segunda-feira, 1º, a abertura do Ano Judiciário de 2021. Com isso, o Supremo Tribunal Federal retoma as suas atividades e a Folha Dirigida foi atrás de informações sobre como andam os cargos vagos no órgão.
De acordo com dados extraídos do Portal da Transparência, já acumulam-se mais de 50 vacâncias no órgão. Dessa forma, faz-se necessário um novo edital de concurso STF para suprir os cargos vagos.
O Supremo Tribunal Federal carece de cargos tanto de técnicos quanto de analistas, em diversas especialidades.
Estiveram na sessão solene de abertura diversas autoridades, como o presidente do STF, ministro Luiz Fux, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da República, Jair Bolsonaro.
O ministro Fux comentou sobre a importância da chegada da vacina para todos os brasileiros. De acordo com a Agência Senado, ele também criticou o que classifica como “obscurantismo” e “negacionismo científico”.
“Não tenho dúvidas de que a ciência, que agora conta com a tão almejada vacina, vencerá o vírus. A prudência vencerá a perturbação. A racionalidade vencerá o obscurantismo. Não devemos ouvir as vozes isoladas. Pessoas que abusam da liberdade de expressão para propagar o ódio. Através do negacionismo cientifico, desprezam o problema grave que vivemos. É tempo de valorizarmos as vozes ponderadas. No que compete ao Poder Judiciário, posso assegurar todos os tribunais do país permanecerão ao lado do cidadão brasileiro e de suas instituições para a manutenção da democracia”, destacou..
Concurso STF: órgão já acumula 51 vacâncias. Veja!
A Folha Dirigida entrou em contato com o STF para saber se há previsão de realização de concursos públicos para os próximos meses, mas ainda não recebeu resposta.
Diante disso, a reportagem identificou, extraindo dados do Portal da Transparência, que já são 51 cargos vagos, desde a última atualização em 2020.
Como não houve reposição de pessoal de lá para cá, esse número permanece o mesmo ou maior. As carências são em carreiras de técnico e analista, sendo:
| Cargo | Escolaridade | Vacâncias |
| Técnico | Nível médio | 31 |
| Analista | Nível superior | 20 |
O órgão, porém, não informa quais são as especialidades dos cargos vagos. O número de cargos ocupados é de 1.135, de acordo com o mesmo levantamento.
(Foto: Pedro França/Agência Senado)
PLOA 2021 traz provimentos no STF. Veja quantitativo previsto!
Outro indício de que um novo concurso STF pode estar no radar e com chances de sair este ano é a previsão orçamentária. Em setembro, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, com previsão de vagas no órgão.
O PLOA 2021 soma mais de 50 mil vagas em concursos públicos no próximo ano. Entre elas, há provimento no Supremo Tribunal Federal (STF). São 75 vagas, sendo todas de provimento.
No Poder Judiciário, ao todo, o PLOA prevê 3.556 vagas, sendo 2.402 para provimento e 1.154 para criação.
Mas, mesmo com uma previsão, o PLOA não confirma ou garante concurso no Supremo Tribunal Federal, apenas aumenta as expectativas. É importante lembrar que no PLOA de 2020 também veio previsão para o STF, que negou a elaboração de um novo edital.
Estude para o concurso STF com ajuda da Folha Cursos
Você já conhece a Folha Cursos? Ela chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação!
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!
Por cargo
- Polícia Federal - Agente de Polícia Federal
- Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal
- PRF - Policial Rodoviário Federal
- INSS - Técnico do Seguro Social
- PC-RJ - Investigador de Polícia
- PC-RJ - Inspetor de Polícia
- PC-RJ - Técnico Policial de Necropsia
- PC-RJ - Auxiliar Policial de Necropsia
- SEFAZ-CE - Auditor-Fiscal da Receita Estadual
- SEFAZ-ES - Auditor-Fiscal da Receita Estadual
Por carreira
Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.














